A censura no cinema

A influencia do cinema em nossas vidas já ficou evidente de diversas formas, uma delas é a  existência das classificações indicativas nos filmes, para começar a falar do assunto vamos entender como funcionam essas classificações de censura.

Os filmes são classificados em L(livre),10,12,16,18 sendo cada numero correspondente a idade mínima para assistir o filme, essas classificações são dadas em uma reunião com entre 2 a 16 pessoas entre jornalistas, cineastas, pedagogos, advogados, sociólogos etc. após assistirem e juntos decidirem a classificação eles enviam o filme para os veículos (cinema, tv…) e os responsáveis por seus veículos julgam se a classificação esta adequada, normalmente eles concordam  com a primeira. Os critérios para a classificação da censura do filme são:





Classificação livre:

VIOLÊNCIA: Pode haver violência, mas ela deve ser fantasiosa (como no caso dos desenhos), caricata (com a intenção de causar riso) e principalmente, não fazer uso de armas violentas. SEXO E NUDEZ: Só podem aparecer sem o contexto de apelo sexual, como por exemplo, ao mostrar uma aldeia indígena. DROGAS: Admite-se o uso de drogas lícitas (bebida e cigarro) em situações sociais, como jantares e confraternizações.



Classificação 10 anos:

VIOLÊNCIA: Podem aparecer armas, mas sem o uso explícito das mesmas. Atos criminosos sem o uso da violência (como furtos, por exemplo) e xingamentos já são aceitos.
SEXO E NUDEZ: É permitido apenas imagens sobre sexo (ou nudez) com o intuito de informação, como por exemplo uma aula onde a professora esteja falando sobre o sistema reprodutor.
DROGAS: É permitido a alusão à drogas ilícitas, mas sem que elas apareçam. Discussões sobre a nocividade das drogas também é aceito.


Classificação 12 anos:

VIOLÊNCIA: Passam a ser permitidos a presença de atos violentos, como brigas, lutas envenenamentos, ameaças.
SEXO E NUDEZ: É proibida a exposição de um corpo inteiramente nu, mas é permitido já haver insinuações sobre o ato, sem mostrá-lo de fato.
DROGAS: Pode haver a presença de drogas ilícitas na cena, como um baseado de maconha, mas sem mostrar o consumo em si.
Classificação 14 anos:

VIOLÊNCIA: Constitui em mortes intencionais e menções que ridicularizam minorias, com diálogos e
imagens.
SEXO E NUDEZ: Já é permitida a exibição de órgãos sexuais, e de imagens eróticas (como um striptease, por exemplo). Porém, não pode haver o ato sexual explícito, e nem prostituição.
DROGAS: Conversas e contextos que indiquem o consumo de drogas ilícitas são permitidos, porém sem mostrar o ato em si.


Classificação 16 anos:

VIOLÊNCIA: Permitidas cenas e diálogos sobre estupro, exploração sexual, mutilação, tortura, suicídio, aborto, pena de morte e eutanásia.
SEXO E NUDEZ: É permitida a exibição de uma cena longa mostrando qualquer modalidade de sexo, porém sem mostrar penetração.
DROGAS: Pode mostrar a produção e o tráfico de drogas. Pode ser induzido também o consumo de drogas proibidas.


Classificação 18 anos:

VIOLÊNCIA: Cenas de forte impacto, como pessoas morrendo carbonizadas, além da apologia à violência extrema, pedofilia, e crimes de ódio.
SEXO E NUDEZ: São permitidas cenas de sexo com penetração.
DROGAS: Apologia ao uso das drogas ilícitas.




Basicamente são essas as classificações de censura que usam nos cinemas, as classificações entre 10 a 16 aceitam menores acompanhados dos pais mas já a de 18 impede a entrada de qualquer menor independente da autorização dos pais por outro lado essas classificações não são muito respeitadas nos cinemas muito menos em casa quando os filmes chegam em DVD ou na própria tv o controle fica na mão dos pais que nem sempre sabem como lidar com oque seus filhos assistem, pensando nisso existem algumas leis de tv aberta que exigem que as programações com censura 12-14 anos sejam exibidas depois das 21h, e as de 16-18 depois das 23h, facilitando o controle dos pais. Já na fechada(tv por assinatura) não existe um horário para a censura porem as próprias empresas de tv pois das 21h, e as de 16-18 depois das 23h, facilitando o controle dos pais. Já na tv por assinatura disponibilizam a opção de bloqueio de canais para assim facilitar o controle dos pais.

 

 

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.