A jornada de Lara Croft nos games

Lara Croft está ressurgindo agora na cultura pop com o lançamento de Tomb Raider – A Origem” e o futuro lançamento do jogo “Shadow of Tomb Raider” que continuará a história de Rise of Tomb Raider, seguindo a cronologia do atual reboot da franquia.

A personagem, no entanto, fez uma longa jornada para chegar a esse momento, começando em 1996, quando a produtora britânica Core Design desenvolveu o game para aproveitar as jogabilidades e cenários em 3D que eram a grande novidade daquele momento, dando início a um jogo revolucionário e que ganhou enorme popularidade, tornando Lara Croft um ícone para essa indústria de jogos, sendo distribuída para variados consoles como Game Boy Advanced, Playstation, Playstation 2 e muitos outros.

 

Série Clássica:

1

Tomb Raider (1996)

O primeiro dos jogos é denominado “Tomb Raider: Atlantean Scion”, lançado em 1996 mostrando Lara Croft em busca de um artefato dividido em três peças, conhecido como Scion. Lara foi contratada por Jacqueline Natla, uma empresária bem sucedida. Ela começa a sua aventura em Vilacabamba, cidade do Peru, e depois parte para Grécia, Egito e o lendário continente perdido de Atlântida.

 

2

Tomb Raider II: The Dagger of Xian (1997)

Aqui Lara Croft tem a missão de achar a Adaga de Xian, um artefato cujo poder é se transformar num terrível dragão, entretanto, Marco Bartoli, um milionário italiano, também está a procura desse objeto. Diante dessas condições, inicia-se uma corrida emocionante em que o destino da Terra está em jogo.

 

3

Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft (1998)

Um enorme cometa havia atingido a área da Antárctica no tempo em que ela era formada por grama e enormes árvores, que caíram com a queda do cometa. Do cometa é obtido um material estranho que se fundiu em quatro artefatos com um enorme poder. Agora, Lara deve se aventurar na busca desses quatro poderosos itens que estão espalhados pelos quatro cantos do planeta.

 

4

Tomb Raider: The Last Revelation (1999)

De acordo com a lenda egípcia, Hórus, filho do sol, enganou o Deus Set e o aprisionou numa tumba secreta. Cinco mil anos depois, Lara Croft descobre esta tumba e involuntariamente libera Set, cumprindo a antiga profecia de seu retorno, mergulhando a humanidade em escuridão. Numa corrida contra o tempo, Lara deve usar toda sua inteligência e habilidades para aprisionar Set novamente e salvar o mundo do Armageddon.

 

5

Tomb Raider: Chronicles (2000)

Diante do recente desaparecimento de Lara, todos os mais próximos a ela se uniram na propriedade dos Croft em um dia cinzento e chuvoso para um serviço memorial em sua honra. Mais tarde, os amigos sentam-se juntos e começam a falar sobre as Aventuras de Lara ao longo dos anos. Entre eles estão: Jack Monfried Lucian J. Fraken, e Padre Werner entre outros. Começando a contar histórias sobre Lara, eles mal sabiam que ela estava viva, e enfim saiu do Templo de Hórus, com a história sobre os deus Seth completa.

 

6

Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003)

Uma série de assassinatos trazem Lara a um conflito com o sinistro alquimista Eckhardt. Lara é acusada de assassinar seu ex-mentor Werner Von Croy e está foragida da polícia. No centro deste mistério, estão cinco pinturas do século XIV, as quais o alquimista deseja se apoderar.

Nesse jogo acompanhamos Lara Croft movida pela vingança e percorrendo um submundo de sangue e traição. A personagem mostra-se com um comportamento sombrio e com habilidades altamente evoluídas em comparação as versões anteriores.

 

A Nova Geração:

7

Tomb Raider: Legend (2006)

Quando criança, Lara Croft sofre um acidente de avião junto com sua mãe. Elas caem nas montanhas do Himalaia e um incidente peculiar ocorre com a mãe de Lara, fazendo-a desaparecer devido a um portal misterioso. Lara sobrevive, caminhando 10 dias nas montanhas. Anos mais tarde, Lara, já com 19 anos, resolve desvendar os mistérios acerca da espada Excalibur, que está intimamente relacionada ao desaparecimento de sua mãe

 

8

Tomb Raider: Anniversary (2007)

Lara Croft foi contratada por Jacqueline Natla, diretora geral da Natla Technologies para recuperar um misterioso artefato (que seu pai já tinha tentado descobri-lo), do qual havia rumores que se encontrava escondido em uma tumba peruana (Vilcabamba). Lara encontra o artefato dando-se conta de que se tratava apenas de uma parte entre três do poderoso Scion, uma relíquia do continente perdido de Atlântida. Além disso, ela descobre que não é a única que busca o Scion e, surpresa! Sua cliente não é quem aparenta ser.

 

9

Tomb Raider: Underworld (2008)

Por gerações e gerações, histórias foram contadas sobre o temível deus nórdico do trovão, Thor. Lendas dizem que ele possuía um martelo com o poder de “esmagar” vales e montanhas, com a força para destruir até mesmo outros deuses. No entanto, por mais de mil anos, tem existido apenas como um mito… pelo menos até agora. Na história, Lara Croft inicia uma busca por esse martelo no intuito de conseguir respostas sobre o paradeiro da sua mãe.

 

10

Lara Croft and The Guardian of Light (2010)

Hoje, nossa heroína, Lara Croft encontra o Templo da Luz, que por muito tempo ficou perdido nas montanhas da América Central. Sem saber que estava sendo seguida, momentos após Lara encontrar o Espelho de Fumaça, mercenários chegam e roubam o artefato dela. Com o espelho não mais a salvo, Xolotl retorna ao poder, mata os mercenários e desaparece. Totec ressuscita, e culpa Lara por desencadear esta força maligna no mundo, porém Totec percebe que para recuperar o Espelho de Fumaça eles precisam trabalhar juntos, caso contrário, Xolotl se aproveitará do poder do espelho para mergulhar o mundo em uma escuridão eterna.

 

11

Tomb Raider: Definitive Edition (2013)

Tomb Raider explora a intensa e corajosa história de origem de Lara Croft e a ascensão de uma brava mulher sobrevivente. Armada apenas com seus instintos e a capacidade de ir além dos limites da resistência humana, Lara tem de lutar para desvendar a história sombria de uma ilha esquecida para escapar de sua espera incessante. Aqui começa a primeira aventura de uma jovem e inexperiente Lara, em uma história que narra a jornada de uma mulher comum que descobre o quão longe ela pode ir para se manter viva.

 

12

Lara Croft and the Temple of Osiris (2014)

Lara Croft and the Temple of Osiris é a sequência do aclamado título digital da Crystal Dynamics, “Lara Croft and the Guardian of Light” (2010). A aventura se passa nos desertos do Egito, onde um antigo Templo de Set acabou de ser descoberto.

 

13

Rise of the Tomb Raider (2015)

Lara retorna à Londres mudada pelos eventos em Yamatai – ela está devastada e com o sentimento de culpa pela perda de seu mentor, Roth, e muitos outros do Endurance. A comunidade arqueológica recusou seu relato dos eventos na ilha e também perdeu a confiança sob o controle de sua fortuna, congelando todos os seus bens. O que Lara vislumbrou abriu seus olhos para um mundo oculto e ela está motivada a descobrir a verdade por trás de tudo. Dando seguimento à pesquisa de seu pai sobre a alma imortal, Lara é levada à uma montanha remota na Sibéria, onde ela descobre uma antiga cidade perdida.

 

14

Shadow of Tomb Raider (2018)

Ainda não há grandes informações sobre o novo game da franquia, apenas sabemos que o jogo concluirá a história de origem de Lara iniciada em 2013 com “Tomb Raider” e continuada em 2015 com o “Rise of the Tomb Raider”.

No dia 27 de abril serão divulgados mais detalhes sobre o jogo.

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.