Arquivo Confidencial: Tom Hanks

Tom Hanks é um dos atores mais bem-sucedidos de todos os tempos. Nesse ano, todos os filmes do ator somaram mais de 9 bilhões arrecadados em todo o mundo e não é a toa, Tom Hanks estrelou filmes grandiosos como Forrest Gump, Filadelfia, A Espera de um Milagre, O Naufrago, os três filmes da franquia O Código da Vinci e muito mais.

O ator começou a carreira bem jovem, com 24 anos. Seu primeiro papel foi em um filme de baixo orçamento chamado “He Knows You’re Alone” e nessa mesma época foi contratado para atuar na série Bosom Buddies, da ABC, interpretando um jovem publicitário que se disfarça de mulher para morar em um hotel exclusivo para mulheres.

Arquivo Confidencial: Tom Hanks

A série foi cancelada após duas temporadas mas a atuação de Hanks chamou bastante atenção e o ator foi convidado para atuar nas séries Taxi, Happy Days e Family Ties. Em Family Ties, ele se tornou amigo de Ron Howard, o responsável pela comédia romântica “Splash“, onde Hanks atuou no papel principal, rendendo a ele bastante visibilidade e popularidade.

Quatro anos após estrelar “Splash“, Tom Hanks recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, no filme musical “Quero ser Grande“, que atingiu 100 milhões de dólares de faturamento, mas não chegou ao levar o prêmio.

O próximo filme que conquistou enorme sucesso e dessa vez rendeu a Hanks uma estatueta dos Oscar foi “Filadelfia”, onde o ator interpreta um advogado homossexual que é demitido por ser portador do vírus HIV.

Arquivo Confidencial: Tom Hanks

Na preparação para o papel, Hanks conviveu com pessoas homossexuais soropositivas para aprender sobre suas vidas e se dedicou tanto ao papel que perdeu cerca de 17kg para interpretar o personagem.

Um ano depois, protagonizou o filme de sucesso estrondoso Forrest Gump, que rendeu ao ator o segundo Oscar e treze indicações do filme para a estatueta, ganhando em seis categorias. A atuação de Tom Hanks em Forrest Gump tornou o ator um dos mais solicitados de Hollywood.

O próximo trabalho do ator viria a ser O Resgate do Soldado Ryan, onde ele interpretou o capitão do exército dos Estados Unidos, John H. Miller, líder de um grupo de soldados no resgate do soldado Ryan. Mais uma vez o ator foi indicado ao Oscar e ganhou o prêmio Distinguished Public Service Award da marinha estadunidense. O filme foi um dos mais aclamados ao tratar sobre a Segunda Guerra Mundial. 

Hanks recebeu outra indicação ao Oscar pela atuação em O Náufrago, em 2001 mas não chegou a ser o vencedor do prêmio, o que muitos consideraram uma grande injustiça.

Uma curiosidades sobre a preparação para esse filme é que ele foi dividido em duas partes, a segunda fase precisou ser interrompida por alguns meses para que Hanks pudesse emagrecer cerca de 20kgs e deixar a barba crescer para as cenas após o naufrágio. Quando o filme terminou de ser gravado, Hanks precisou de acompanhamento médico pois havia perdido muito peso e seu estado de saúde causou preocupação aos profissionais.

A carreira de Tom Hanks como ator é bastante extensa, ele estrelou também Apollo 13, À Espera de um Milagre, Prenda-me Se For Capaz, Elvis Ainda Não Morreu, O Terminal, a frânquia de O Código Da Vinci e muito mais outros filmes.

O ator dublou a voz do xerife Woody nos três filmes Toy Story e em 2007 fez a voz dele mesmo no filme dos Simpsons. 

Tom Hanks se dedica bastante em qualquer área em que ele esteja envolvido, seja como ator, produtor, roteirista ou diretor. Entre seus trabalhos realizados de 1980 à 2013 foram 57 filmes, 15 programas de TV, 5 minisséries, 16 documentários e 9 peças de teatro. Além de 69 prêmios das 128 indicações.

 

 

 

SHARE
Avatar
Jornalista, maratonista de séries, apaixonada pelo mundo do cinema e aspirante a fotógrafa.