Cobertura: Cine PE – 1ª Dia

O aguardado Festival de audiovisual, Cine PE, teve início na última terça-feira, dia 27 de junho no Cine São Luiz, contando com presenças como a do produtor Ricardo Fadel do filme exibido “Real – O Plano por trás da História” que era o Filme Hors Concours e o ator Sidney Santiago que protagonizou o curta “Diamante – O Bailarina” que participa da Mostra Competitiva de Curta-Metragens Nacionais.

Na ocasião ambos subiram ao palco antes da apresentação dos trabalhos para falarem um pouco dos projetos, Sidney falou da importância do curta para a comunidade negra, LGBT e para aqueles apreciadores ou lutadores de boxe.

Já o produtor Fadel falou da história do Brasil e da ideia que surgiu de trazer um estilo mais pop e voltado aos jovens nesse thriller político que conta um momento histórico do país, entretanto ao falar “O pensamento liberal deve ser olhado com mais atenção”, acabou sofrendo diversas vaias (felizmente foi muito aplaudido ao final da exibição), lembrando que um dos motivos que ocasionaram o quase cancelamento do evento foi devido à pressão popular por exibirem esse filme que segundo muitos apresenta uma “panfletagem de direita” o que está bem longe da realidade, você pode conferir a crítica que fizemos da obra aqui no site.

Já entramos na sala, aguardem que teremos mais novidades do evento 🙂 #cinepe #festival #cinema #filmes #cinemundo @cinepeoficial

Uma publicação compartilhada por Cine Mundo (@cinemundoblog) em

Fora essas duas obras, ainda tivemos a exibição dos Filmes Oficinas, animações produzidas por alunos de uma oficina de animação stop-motion juntamente com professores. Na ocasião os professores subiram ao palco antes de apresentarem as animações.

Além deles, ainda aconteceu a Mostra Competitiva de Curta-Metragens Pernambucanos, com o surpreendente e belíssimo Los Tomates de Carmelo, produção dramática sobre a Guerra Civil Espanhola que foi ovacionado e aplaudida após sua conclusão.

Assim terminou o primeiro dia do eventos, entre agradecimentos, polêmicas, convidados ilustres e aplausos, resta esperar como serão os próximos dias do Cine PE.

 

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.