Comédia do Inusitado ao Preconceituoso!

A comédia, os risos espontâneos vem do encontro de fatores comuns com os imprevisíveis como quando as pessoas estão andando na rua (ação mecânica e racional) e de repente uma pessoa tropeça e bate de cara no chão, o fato da pessoa quebrar a ação mecânica que ela e muitos ao seu redor executavam faz com que as pessoas riam de forma simplificada o inusitado é de fato engraçado, nessa ideia que as comedias se apoiam com frequência, tendo assim no cinema o que chamamos de comedia pastelão, porem, hoje em dia o humor vai um pouco mais além ao ponto das piadas mais “toscas” e de baixo calão serem as mais apreciadas pelo publico. O problema esta quando esse humor passa a ser preconceituoso e de uma certa forma manipulador, vejo isso em programas de péssima qualidade como Zorra Total, pegadinhas do programa do Faustão ou ate em filmes como Todo Mundo Em Panico, Debi & Loide etc… alguns exploram o inusitados mas outros o preconceito e muitas vezes de forma implícita.

As piadas que geram o humor e dai se cria o gênero comedia para o Cinema, Tv e Teatro muitas vezes se apoiam a ideias preconceituosas criando esteriótipos e de uma certa forma torna-se uma manutenção do preconceito visto que por mais inofensivo que uma piada seja ela esta passando o preconceito adiante o publico que ri espontaneamente nada mais esta no fundo concordando com aquilo.
Pensando nisso eu achei um documentaria muito interessante para todos refletirem melhor sobre o assunto.

O riso dos outros (dirigido por Pedro Arantes):

Acho que no momento que você faz uma piada preconceituosa com intuito de gerar humor você esta expressando sua ideia e quem ri logo esta concordando com o que foi apresentado. Vivemos num país com liberdade de expressão mas fazer uma piada com gays,negros etc e depois dizer que foi só uma piada e que você não é preconceituoso é o cumulo da hipocrisia no minimo a pessoa deve assumir seu preconceito e a pessoa que foi alvo também tem seu direito de questionar, mas fica para reflexão. O que vocês acham disso? Uma piada preconceituosa tem que ser entendida apenas como uma piada e nada mais? ou como uma forma de agressão, mesmo que implícita?
SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.