Baseado no livro “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” o titulo é a tradução literal do filme “I Know What You Did Last Summer”, que apresenta Sarah Michelle Gellar (Helen Shivers), Jennifer Love Hewitt (Julie James), Ryan Phillippe (Barry William Cox) e Freddie Prinze Jr (Ray Bronson) interpretando quatro jovens que concluem o ensino médio cheios de sonhos e expectativas de seguirem uma carreira promissora até que após o baile de formatura eles acidentalmente atropelam um homem e decidem guardar o segredo sobre a sua morte, realizado uma espécie de pacto. Um ano depois, após cada um ter tomado um rumo em suas respectivas vidas eles retomam a cidade natal onde o incidente aconteceu e coincidentemente começam a ser atormentados pelas lembranças do crime.

O filme insere alguns personagens Elsa Shivers (Bridgette Wilson), Max Neurick (Johnny Galecki), entre outros para que você possa desconfiar e começar a refletir quem poderia ter sido a pessoa que sabe sobre o ocorrido no verão passado envolvendo o espectador como uma espécie de detetive da situação apresentada.

Na época desta produção os atores ainda eram inexperientes, mas mesmo assim desempenharam um bom trabalho e todos são peças importantes já que o filme se propõe a apresentar bem os personagens falando sobre a personalidade de cada um.

Em relação ao roteiro, acompanhamos uma história com um bom começo, meio e uma deixa para um segundo longa no desfecho, se consagrando como uma das franquias mais queridas pelos fãs do gênero de terror slasher.

A produção conta com um uso de cores e sombras pouco charmosa, mas agradável dentro da proposta do terror slasher sabendo se utilizar das cores para dar o contraste certo, e com movimentos e ângulos de câmera que criam a aura de suspense e terror.

No quesito direção de arte o filme não se desenvolve muito bem, entregando o mínimo esperado para uma história de terror bem ambientada com pequenas doses de gore surgindo de tempos em tempos na tela, fora isso a produção consegue dar figurinos bem caracterizados condizendo com as personalidades dos personagens, além de trazer um vilão visualmente carismático e interessante. Filmes como “Pânico” (1996) e “O Massacre da Serra Elétrica” (1974) tem um assassino com um figurino original empunhando uma arma própria e este material segue o mesmo padrão, nesse caso focando no gancho e com figurino baseado em uma história folclórica do “homem do gancho”.

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado se destaca como um dos filmes prediletos da geração que viveu nos anos 90 por apresentar personagens carismáticos em uma boa história, porém perante aos dias atuais esse gênero está saturado devido a seu excesso de remakes, atores rasos e histórias ruins.

Essa crítica faz parte do nosso especial do mês de fevereiro que homenageia a franquia “Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado”.

REVIEW OVERVIEW
Roteiro
8
Direção
8
Atuações
9
Direção de Fotografia
7
Direção de Arte
7
SHARE
Andreza Nunes
Nascida em Recife, jornalista por formação, adoro ensinar e trocar conhecimento. Acredito que o cinema é uma arte enriquecedora que pode promover reflexões, mudanças e propiciar a fuga da realidade.