maxresdefault (9)

Nunca é tarde para assistir um bom filme, Ex_Machina: Instinto Artificial  um longa tão comentado e premiado despertou meu interesse, além disso, o tema central da história é dos mais interessantes. É mais do que certo que a relação do homem com a tecnologia vem mudando drasticamente, a inteligência artificial que por muito tempo foi considerada a antagonista da história, hoje num tempo onde não largamos os smartphones, é vista como uma aliada.

A trama tem início quando Caleb (Domhnall Gleeson), um programador de computadores, ganha um concurso em sua empresa e é selecionado para trabalhar em um novo e importante projeto, mas para isso ele terá de ficar em reclusão por uma semana na luxuosa casa do CEO Nathan (Oscar Isaac), lá Caleb descobre que o projeto é muito mais complexo do que ele imaginava envolvendo inteligência artificial. Isso porque seu chefe criou uma andróide chamada Eva (Alicia Vikander).

ex-machina

Caleb deverá testar a capacidade da andróide de se passar por humana (como em um teste de Turing), o único problema é que nesse processo ele também estará sendo testado, seu objetivo é descobrir se ele está falando com uma máquina programada para realizar respostas fechadas e apenas simular a consciência humana em algoritmos engessados, ou se ele está diante de um programa avançado que tem sua própria inteligência com consciência.

O espectador acompanha todas as sessões do teste de Turing, para que, assim como os personagens possa tirar suas próprias conclusões. Alex Garland – diretor e roteirista do longa – tenta criar uma sensação de dúvida, presente em todos os personagens e durante toda a trama. É impossível definir quem é o mocinho ou o vilão, o espectador nunca sabe em quem confiar.

exmachinsert5

O grande destaque vai para a atuação de Alicia Vikander, que interpreta uma máquina descobrindo os sentimentos humanos e como lidar com eles, a atriz cativa não só o personagem Caleb com sua Eva, mas também o espectador fazendo com que este sinta mais empatia por ela do que pelos outros personagens humanos, algo inédito em uma história como essa.

Com um orçamento baixo para os padrões Hollywoodianos, a equipe técnica cria cenários incríveis, a casa-laboratório ajuda a reforçar o ar de suspense que permeia o filme, através da iluminação e do uso de espelhos e transparências. Os poucos efeitos especiais são muito bem executados e demonstram que mesmo um filme de ficção científica não precisa de exageros.

ex-machina-2

Ex_Machina: Instinto Artificial nada mais é do que uma brilhante reflexão sobre a natureza humana diante da tecnologia.

Data de lançamento: 6 de agosto de 2015 (Direto em DVD).

Direção: Alex Garland.

Gênero: Ficção Científica.

Elenco: Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Oscar Isaac.

REVIEW OVERVIEW
Ex Machina: Instinto Artificial
SHARE
Juliana Schmidt
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.