Oswaldo Montenegro é um quase-gênio do cinema independente.

Ana (kamila pistori) e Laura (Amandha Monteiro) são duas mulheres completamente diferentes. Ana ama obras de arte poesia, cinema e tudo que demais há de belo ou poético nesse mundo.

Laura acaba de sair de um casamento no qual ela amava seu companheiro e sente devastada com o fim, devastada a ponto de estar em casa sozinha na noite de seu aniversário enquanto seus amigos comemoram em um restaurante.

A trama se desenrola a partir do momento em que Ana bate a porta de Laura falando de modo carismático e persuasivo que necessita a conhecer.

Antes de tudo tenho que ressaltar, o filme tem apenas um cenário durante quase todo o tempo de tela, a história se passa na casa de Laura, na noite depressiva de seu aniversário.

kamilaEsse fato do cenário quase que único, acabou favorecendo as protagonistas de um modo grandioso, tanto Kamila quanto Amandha, são atrizes de teatro, suas cenas tem muita química e uma dinâmica que acaba convencendo quem assiste.

Outro favorecido com o cenário limitado foi o roteiro, que é escrito pelo trio Oswaldo Montenegro, Raique Macau e Renato Luciano.download

A grande questão é: como fazer este filme funcionar com um cenário tão limitado, aí que a genialidade do roteiro ótimo entra e sustenta O perfume da memória.

Os diálogos são de longe o ponto mais alto do longa, são apenas conversas reais de duas mulheres que acabam de se conhecer e ainda estão se conhecendo, enquanto ao mesmo tempo sem perceber conhecem a si próprias.

Outro ponto forte do roteiro é pautar os personagens em arquétipos claramente tirados do zodíaco, ou usar explicações psicológicas para exemplificar o comportamento dos personagens.

musicistas

O perfume da memória seria uma excelente obra se não fosse por um motivo.

Oswaldo Montenegro é um grande musico do nosso país, e é obvio que ele iria deixar sua veia musical bem presente em sua obra cinematográfica e isso acabou estragando momentos do filme.

A cena inicial apresenta a personagem Ana, nela Ana está sendo mostrada em uma galeria observando obras de arte e logo depois ela está fotografando um pássaro em um lugar que parece ser um píer.

Só vendo isso, já da para imaginar que ela ama Arte.

Montenegro optou por uma narração em off feita por ele mesmo, o problema é que esta narração, por muitas vezes no filme, objetifica o que está presente na tela, ou simplesmente o deixa redundante.

Também, há algumas inserções onde, musicistas aparecem tocando um violoncelo e uma flauta, creio eu que este teria sido um recurso para entrecortar cena com cena, ato com ato, mas não funcionou como esperado.

O perfume da memória é um bom filme, Oswaldo Montenegro não peca como diretor, mas sim quando tenta misturar suas duas carreiras, a de diretor com a de musico.

Ficha técnica:

Título: O Perfume da Memória (Original)

Ano: 2016

Diretor: Oswaldo Montenegro

Estreia:   3 de Março de 2016 ( Brasil )

Duração: 72 minutos

Gênero:  Romance

O Perfume da Memória foi disponibilizado completamente no Youtube.

Assista ao trailer:

 

REVIEW OVERVIEW
O perfume da memória
SHARE
Apenas um cara vivendo entre palavras, imagens e sons dispostos em composição em uma tela