[#FQVPV] Akira (1988)

Akira-Poster

 

The future is not a straight line. It is filled with many crossroads.There must be a future that we can choose for ourselves”Akira

Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em consequências para o resto de sua vida.Uma época um tanto caótica,akira é uma base de controles governamentais o que faz com que o ambiente seja futurista, logo uma ficção científica.

Akira retrata uma versão distópica do futuro de Tokyo deixando ser representado como uma mescla de trash punk com cyberpunk ,pelo fato do ambiente atribulado e ao mesmo tempo eletrônico.O enredo é uma coisa impressionante,habituado em 2019 depois da terceira guerra mundial ,31 anos antes erguida sobre os escombros, centra-se em motociclista adolescente Tetsuo Shima e seus poderes psíquicos, e o líder de sua gangue de motoqueiros, Shotaro Kaneda. Kaneda tenta impedir Tetsuo de lançar o Akira psíquica presos.Após um conflito com uma gangue de motociclistas ,Tetsuo já machucado recebe uma parcela do poder de akira por meio de Takashi ,desde então a perturbação na mente de tetsuo é visível.

As ruas de Neo-Tokyo estão sob vigilância de patrulhas militares e de sentinelas – robôs zeladores. Kaneda, Kei e Chiyoko – uma mulher da resistência – são traídos por Nezu, que toma Akira para usá-lo como uma arma contra o governo. Chiyoko e os outros lutam para escapar da morte e recapturam Akira, mas as forças do Coronel os cercam, e Akira se reúne com seus velhos amigos Masaru, Kiyoko e Takashi. Tentando matar Akira para que ninguém o use, Nezu atira em Takashi, cuja morte liberou os poderes de Akira. Depois de uma onda cataclísmica que devastou Neo-Tokyo, Tetsuo aparece e se une a Akira.

akira2010-04-12-17h28m08s55

Surge o Grande Império de Tóquio, seguidores loucos de Akira sob o controle maléfico de Tetsuo, que planeja neutralizar as crianças psíquicas e Lady Miyako, outra sobrevivente do Projeto cujo templo se tornou um oásis para refugiados. Tetsuo administra a super droga em “voluntários”. Os poucos que sobrevivem tornam-se a tropa de choque psíquica de Tetsuo, que capturam e executam um grupo de agentes de inteligência militar. Um operativo, Yamada, evita ser capturado.

A animação apresenta frames desnecessário que podem ser relevados pela grandiosidade desse mundo.

É importante relembrar como era a visão anárquica daquela época perante a governos totalitaristas,práticas políticas que deixavam as pessoas frenéticas ,um alvoroço um tanto perceptível, imaginar um mundo pós apocalíptico com Gangues,corrupção e a despreocupação de uma sociedade para com o futuro da terra já então atribulado ,a razão pela qual Tokyo foi explodida não é tão importante pois a real causa é como irá ser o andamento do mundo depois do acontecido.

O partido político determina as diretrizes econômicas que o país vai seguir. O governo exerce total controle sobre os meios de comunicação e, em geral, elimina as escolas particulares, forçando as escolas públicas a ensinar de acordo com o devido.Tal feito é uma comparação de como a sociedade era controlada antigamente pelo fato do desconhecido,akira mostra muito bem essa linha de percepção ao qual iremos ser sempre controlados ,feito marionetes,por uma força maior.

É formidável ver como a obra flui ,as explicações quanto ao poder de akira presente em todos nós é uma maneira de demonstrar que todos podemos exacerbar e delimitar nossos limites ,no caso esse poder foi uma linha direta com o governo, antes do acontecido devastador, uma rede de pesquisas do governo havia tido total comando sobre os poderes do interior mental das crianças,havendo a teoria de que o poder necessário para que o mundo siga uma vertente totalmente diferente da que presenciamos,é pela visão de uma criança,deixar com ela rabisque a sociedade e não haver uma complexidade global .

Akira foi escrito e dirigido por Katsuhiro Otomo ,o mesmo fizera uma obra épica destrinchando da Graphic novel seus modelos de um futuro depravado e sem limites quanto nível de crime e a egocentricidade do governo.

SHARE
Engenharia mecatrônica e programação são uma das minhas possíveis e futuras profissões porém minha passividade é o cinema. Paulista nerd com 17 anos de idade. Back to the future