[#FQVPV] Cães de aluguel (1992)

cães_de_aluguel-crítica

Reservoir dogs (cães de aluguel) é uma das brilhantes histórias de Tarantino,já em 1992 ,Tarantino exibira algo um tanto inovador para o cinema independente ,cães de aluguel é uma história trash pulp que definhara das histórias policias e de mafiosos que entram em conflito constantemente,apesar das histórias mostrarem uma constância no contexto policial ,cães de aluguel é um sinal claro de como os mafiosos podem ter seu lado atribulado.

Cães de aluguel, Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo ao saiu, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.

A premissa do filme é simples ,mas como sempre Tarantino demonstra como as coisas tem segundas intenções ,no caso a explanação da musica “like a virgn” da madona ,Tarantino vivendo seu próprio personagem Mr.Brown ,explica a real ideia das metáforas da musica like a virgn. Além desta ,há uma pequena teoria que paira o ambiente logo no primeiro ato ,onde Mr.Pink teoriza o porque não dar gorjetas as garçonetes,apesar da trama secundária o foco principal também é bem distribuído.

A ampla cut scene do primeiro ato para o segundo ato é uma verdadeira razão pela qual não é necessário saber sobre o assalto dos diamantes ,pois é como vemos os enredos ,geralmente só julgamos a cena e não vemos o quão metafórico e profundo é.mas na base do assalto a uma joalheria ,Tarantino descarta esse panorama pois o que realmente importa é ação dos cães de aluguel ,como eles enfrentam o desespero ,como pode haver traições em laços amigáveis e como os acontecimentos medíocres são generalizados ao desacato pessoal.

reservoir_dogs_____in_3d_by_sheridan_j-d4njrt6

Logo após essa apresentação dos personagens e seus diálogos que parecem soltos na trama, a cena corta para o interior de um carro em alta velocidade em que Mr. White dirige com apenas uma mão e tenta ajudar Mr.Orange que levou um tiro no abdômen e sangra enquanto delira e grita de dor, fica claro que o esperado e planejado assalto não sai como previsto, pois diversos policiais esperam eles no local.

Chegando a um depósito abandonado onde foi marcado para o encontro dos ladrões Mr. Pink é o primeiro a aparecer e sugere que o assalto à joalheria planejado por Joe Cabot, foi uma armação da polícia, dada a rápida resposta dos policiais ao alarme e que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem deles é o traidor.

O filme saiu mostrando os eventos anteriores e posteriores ao mal sucedido roubo e o mais interessante é que o roubo em si não aparece, Tarantino disse que a razão por não mostrar esse evento inicialmente foi o baixo orçamento, mas mesmo depois de captada uma verba melhor ele sempre gostou da ideia de não exibi-lo.

Essa técnica segundo ele faz com que o espectador perceba que o filme é “sobre outras coisas”, comparando o seu trabalho ao de um novelista, que pode “brincar com um relógio em tempo real, em oposição ao relógio do filme”.

Eis a grande questão que direciona cães de aluguel a prática fúnebre é tratada com tanta constância que deixa espaço para que os personagens se interagem entre si.esse é mais um dos projetos que Tarantino deixa transparecer o longo filme e do universo imutável onde tudo está interligado ,no caso a maleta ao qual vincent vega abre em Pulp Fiction é a mesma maleta de diamantes que é o foco principal dessa carnificina “doce orelha”.

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Engenharia mecatrônica e programação são uma das minhas possíveis e futuras profissões porém minha passividade é o cinema. Paulista nerd com 17 anos de idade. Back to the future