[#FQVPV] Matrix (1999)

the-matrix-4-time-flies-the-matrix-is-15-years-old

“Não acredito em destino. Porque não gosto da ideia de não poder controlar minha vida”

Sobre as estrelas existe um emaranhado céu de luzes e uma vasta escuridão que paira os arredores do tempo e espaço ,sobre as magnificência estelar, deixa transparecer que suprem a necessidade humana sobre uma outra forma de vida existente, uma forma de vida tão remota aos olhares humanos ,mas através destas córneas é perceptível a ação da inteligência mutua e caótica das maquinas ,eis a razão pela qual quero chegar ,sobre as metáforas puramente fiéis aos quais esse espetáculo de conspirações ,ideias metódicas ,filosofia em prol do raciocínio cyberpunk querem estabelecer.

Desde 1999 ,Matrix abre grandes questões sobre o devoluto humano sobre os olhares filosóficos ,como ocorrer um devaneio tão imenso sobre a realidade do ser humano sobre questões ínfimas ,como gerar um equilíbrio entre o despertar transcendental,fazer acreditar que as verdades estão sendo escondidas em paredes de fogo ao acreditar no real você pode ou não acreditar no certo ou no errado,as máquinas podem ser um fardo para nós futuramente e nisso Matrix .

Escrito e dirigido por Andy Wachowski, Lana Wachowski .

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. e todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.

Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Dalibor Milosevic

Matrix expande o universo do que é o real e o despertar.Uma aceitável teoria seria que a ideia do despertar surgiu desde os primórdios,deixando com que os humanos sempre irão ter esse pensamento escuso e vago ,sobre o real e a ficção .No mito da caverna de Platão ,três sujeitos são aprisionados sem saber o porque daquela difamação ,na verdade eles cresceram e se desenvolveram sem saber das riquezas do mundo ,eles só viam uma cintilação esporádica e ofuscada que produzia sombras de pessoas passando na parede ,eles realmente acreditavam naquele mundo ,achavam que o que eles viviam era o real simplesmente por não ter o contato com a outra realidade ,certo dia um dos prisioneiros foi solto e assim floresce despertar de uma nova visão da verdade sobre sua errônea ideia.

Isso fora umas das bases para construir todo o conceito de Matrix ,o roteiro segue fielmente as metáforas aos quais Platão havia proposto ,afinal Matrix é nossa realidade,e por mais árduo que seja nós estamos fincados nesse mundo de mentiras e nem se quer pensamos em um pequeno vestígio de uma realidade alternativa ou em mundo utópico .Afinal Matrix trata-se disso ,vemos no primeiro ato de Neo ,ao qual ele abre um livro que se dispunha a palavra simulacron ,Neo quer saber o porque da nossa existência mesmo por mais ingrime que ela pode ser,simulacron é um tordo vazio da obra de comunicação e da interação social do ser humano dizendo que os olhares falsos da sociedade desencadeou uma frivolidade ao decorrer das eras,não estamos vivenciando nossa realidade e sim nos desgastando através dos símbolos ,tudo que ser exerce é necessário o saber real daquilo ,não que estejamos numa realidade alternativa mas sim falhamos nossa própria com dúvidas entre o pensar e o ser.

1516956

Além da filosofia caótica e licita ,Matrix puxa a ficção do mundo cyberpunk,tal mundo simula muito a grandiloquência das vias telefônicas de neuromancer ,um livro de willian gibson, porém a maneira que a realidade é simulada é através de operações de computador,o criador da Matrix a divindade com seu holofote é o arquiteto ,uma comparação com Deus ,é como criamos uma história, existe a profundidade em prol de uma forma acessível ,um mundo que liga as translações em um mundo ambientado de máquinas,lutas e armas.

Muitas das mensagens transpostas são ligadas ao mundo de ghost in the shell ao qual apresenta o mesmo teor de profundidade melancólica sobre o quão desesperados seremos se a inteligência artificial suprir a nossa existência ,ghost in the shell é uma forma mais melancólica mas também ágil de se ver ,sobre como são os valores éticos e morais de um protótipo robótico,leis aos quais nem a sociedade quer imaginar.

Matrix é incrível. Cedo ou tarde,todos iram perecer e antes disso aprenderam, assim como aprendi, que existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho.

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Engenharia mecatrônica e programação são uma das minhas possíveis e futuras profissões porém minha passividade é o cinema. Paulista nerd com 17 anos de idade. Back to the future