We are not men disguised as mere dogs, we are wolves disguised as men

O anime apresenta um contexto amplamente forte pelo fato dele abordar cunho políticos e massas de manifestantes com seus holofotes,é importante abordar o fato do Japão pós guerra ,ao qual é uma via anexada ao desprezo e totalitarismo exacerbado quanto ao governo ,o filme tende estabelecer um espaço de harmonia e ao mesmo tempo relatar o lado feroz ao qual só um lobo entende.

Destaque especial para uma área que tende a ser menosprezada: Os efeitos sonoros. A sonoplastia de Jin Roh é ímpar e propícia. Aliada à animação superior do filme, é uma completa imersão no mundo retratado no anime. Mundo este, por sinal, muito bem desenvolvido. Os animadores usam até os fatores mais improváveis (como a derrota do Japão para a Alemanha na Segunda Guerra) a seu favor: os uniformes, armas e carros que aparecem no desenho são todos baseados naqueles utilizados pelos alemães na Segunda Guerra. Sim, tem fusca por todo o lado!

Em um Japão hipoteticamente ocupado pela Alemanha nazista após a guerra, grupos armados anti-governamentais lutam ferozmente por mudanças nas opressoras políticas sociais em vigor. Buscando evitar o uso das Forças Armadas ainda em processo de reorganização e tentando impedir uma ascensão exagerada do poder policial dentro da política, o governo resolveu criar uma terceira organização, fortemente armada e extremamente versátil. Seu nome: Organização Policial da Capital ou CAPO. Durante uma das revoltas contra o governo, Fuse Kazuki (membro das Unidades especiais da CAPO) encontra uma “Chapeuzinho Vermelho”. A partir daí, tudo em que o policial acreditava e confiava vai mudar drasticamente.

jin-roh-the-wolf-brigade-02

Quando se usa um modelo de imagem que tem como motivo representar uma visão totalmente contrária do que é mostrado ,precisa se estabelecer uma premissa com aglomeradas informações ,isso funciona muito bem durante a explanação da guerra e o motivo pela qual a força maior quer excluir o caos, e pressentindo isso não há como determinar um reajuste.

O país então caiu num estado de pobreza e de abandono. A população tornou agitada e a polícia se tornou uma força política fascista. A maior ameaça ao governo é um grupo terrorista chamado “A Seita”. Para combater estes terroristas é criado uma divisão especial com unidades blindadas. Um homem desta divisão especial, Fuse Kazuki, é posto em uma situação em que ou mata uma jovem ou é morto. A decisão tomada afetará cada aspecto de sua vida a partir de então.

Grande parte das guerras acontecem pela conquista de território ou total controle sobre uma nação ou pessoas que estão dispostas a fazer qualquer trabalho escravo ,mais precisamente NEXUS,para manter sua etnia e valores estatais no país ,como na segunda guerra onde se empunha ordens perante pessoas desprezíveis aos olhares arianos.Como sempre a guerra prova um lado cruel das pessoas ,isso é retratado para basicamente incluir os asilos políticos de senadores ou lideres de corporações que tenham olhares governamentais o que no caso acontece em Jin Roh.

968full-jin--roh -the-wolf-brigade-screenshot

Forças especiais retratam uma forma de menosprezar o que é palpável para as pessoas ,segundo a agencia criada pra demasiar os controles totalitários no Japão.Um dos pontos cruciais de Jin Roh é maneira como ele flui ,mesmo com o roteiro maçante ,ele apresenta um controle da situação política e transforma isso em uma coisa épica.

Uma método que funciona bem no decorrer da animação político/social ,é como Hiroyuki Okiura (diretor) usa a imagem de uma personagem frágil e a contradição entre o absurdo de um soldado ter alguma ação mental se não pensar somente da corporação em questão e como a imagem frágil da chapeuzinho ser forte perante a irracionalidade dos armíferos,espetacular o jeito como circula a diretriz em torno do precípuo momento de transição entre a sapiência e aceitação de um mundo novo,uma viajem que realiza o entusiasmo do acreditar em mundo sem desordem.

Akira explica bem como são as guerras das corporações ,nada mais do que acreditar que um mundo em caos possa ser um precipício da alienação de que nada vai mudar se não o tempo.

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Avatar
Engenharia mecatrônica e programação são uma das minhas possíveis e futuras profissões porém minha passividade é o cinema. Paulista nerd com 17 anos de idade. Back to the future