O livro “Lendas” alcançou quase 300% da meta de financiamento no Catarse

Acostumados a ilustrar grandes heróis dos quadrinhos americanos, 59 artistas brasileiros se dedicaram agora à mitologia 100% nacional. No livro ilustrado Lendas, os maiores quadrinistas do país desenharam suas próprias versões de personagens do nosso folclore.

Boitatá, Boto, Chupa-Cabra, Cuca, Iara, Loira do Banheiro são alguns dos personagens retratados por nomes como Danilo Beyruth, Lucas Werneck, Gustavo Duarte, Adriana Melo, Cris Peter, Cris Bolson e Ivan Reis, responsável por assinar a capa ao lado de Marcelo Maiolo, na obra que já é uma das mais rentáveis da categoria no site de financiamento coletivo Catarse (http://www.catarse.me/lendas).

O livro arrecadou 284% da meta inicial em 40 dias de pré-venda, chegando a R$ 70 mil e quase 500 apoiadores. O lançamento oficial de Lendas acontece durante a CCXP – Comic Con Experience, de 06 a 09 de dezembro, quando os apoiadores também podem retirar o exemplar adquirido durante a campanha do Catarse. No evento, o livro em edição de luxo será vendido por R$ 90,00 no estande da Chiaroscuro Studios.

A obra reúne, além das ilustrações, um amplo trabalho de pesquisa com informações detalhadas sobre a origem e características de cada uma dessas criaturas, que podem servir como material de consulta sobre o tema para crianças, estudantes e entusiastas do folclore brasileiro, além dos fãs de quadrinhos e de cultura pop.

Com curadoria de Ivan Costa e Joe Prado, sócios da Chiaroscuro Studios, maior empresa de agenciamento de quadrinistas do mundo, responsável pelo gerenciamento de carreira de mais de 50 artistas do Brasil e do exterior e co-realizadora da CCXP – Comic Con Experience, algumas histórias foram escolhidas de acordo com a região onde cada artista vive. Por exemplo, a lenda do “Perna Cabeluda”, um símbolo da cultura recifense, recebeu os traços de Thony Silas, renomado desenhista pernambucano. Já o mito cearense “Princesa de Jericoacoara” foi desenhado por José Luís, que reside na pequena Itapipoca – CE.

Este é o terceiro anuário da Chiaroscuro Studios, criado para apresentar trabalhos inéditos dos artistas do estúdio seguindo um tema único. As edições anteriores, de 2016 e 2017, também contaram com pré-venda pelo Catarse e, assim como Lendas, figuram entre os projetos com maior arrecadação na categoria Quadrinhos da plataforma.

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.