[FQVPV] O Menino do Pijama Listrado – 2008

Mais um filme que retrata o terror da segunda guerra mundial, mas agora sobre outro ponto de vista, agora partindo do olhar de uma criança de 8 anos. Um ótimo drama com belíssimas atuações incluindo a talentosa Vera Farmiga.

O Filme conta a historia de Bruno (Asa Butterfield), um garoto de 8 anos filho de um oficial nazista que junto de sua família tem de se mudar para uma casa próxima aos campos de concentração, com vários amigos deixados para trás o garoto vive momentos de solidão sem alguém para conversar e brincar, até que ele desobedece os limites impostos pelos pais e decide ir até os campos, aonde acaba por conhecer um garoto judeu no qual não demora muito se tornarem grandes amigos, porem através dessa amizade Bruno começa a enxergar a realidade e crueldade em que eles vivem e passa a questionar seus pais sobre o assunto.

É interessante acompanhar o desenvolvimento de Bruno, que mesmo sendo filho de um oficial nazista não esta a par da reais circunstancias em que o país vive, mas com o tempo ele começa a questionar o porque de tanta diferença entre raças e obviamente sem uma resposta plausível para essa pergunta os pais optam por continuar enrolando o garoto e ele se vê na obrigação de descobrir sozinho. “Por que qualquer pessoa, apenas por ser judia é considerada má?” e a afinal “O que fazem nos campos de concentração?”, pouco a pouco ele vai encontrando respostas para essas perguntas tudo junto a Shmuel (Jack Scanlon), que se torna seu amigo, amizade essa que trás consequências sérias.

 

 

O Filme é um drama incrível com excelentes atuações e uma trilha sonora impecável, tudo contribuindo para o clima frio e triste do contexto histórico vivido pelos personagens, é tudo bem dirigido com uma fotografia impecável, o filme é lindo de se olhar, sentir, ouvir e apreciar, embora que toda essa beleza se mescla com o contexto histórico e sentimentos transmitidos, dando um belo contraste no filme. Eu confesso que sou apaixonado pela Vera Farmiga e suas atuações, mas nesse filme o maior destaque vai para Asa Butterfield que atua lindamente junto de Jack Scanlon.

 

 

O final é muito sombrio ao ponto de conseguir superar o clima triste que permeou durante todo o filme, fazendo assim um belíssimo filme drama, daqueles dignos de suas lagrimas.

Trailer:

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.