One Piece está entre 70% e 80% concluído, segundo editor

one

One Piece completou 18 anos no último domingo, e, segundo o editor Taku Sugita, o mangá de Eiichiro Oda ainda está longe de terminar.

Em entrevista ao programa de rádio Gold Rush, Sugita, que tem 26 anos e já é o oitavo editor da Shueisha a trabalhar no mangá, diz que One Piece está entre 70% e 80% completo. Ele diz que Oda já tem planos para o final da história, mas por enquanto não há uma previsão para a conclusão.

Segundo essa estimativa, One Piece deve ter por volta de 120 volumes. “Quando chegamos no volume 60, Oda disse que a história estava chegando na metade”, conta Sugita. O mangá começou a ser publicado em 19 de julho de 1997 na revista semanal Shonen Jump e seus volumes encadernados (os chamados tankobon) saem, em média, a cada trimestre. O mais recente, o volume 78, saiu no Japão neste mês.

Não é raro que alguns mangás ultrapassem a marca de 100 volumes. Kochikame, de Osamu Akimoto, por exemplo, está no volume 195 e é publicado na Shonen Jump desde 1976. Sucessos como Naruto (72 volumes), Inuyasha (56), Initial D (48) e Dragon Ball (42), porém, chegaram ao fim bem antes de completar a “maioridade”.

No Brasil, a série foi relançada recentemente pela Panini Comics em duas versões – desde a primeira edição e a partir do número 36, do ponto onde a editora Conrad deixou o mangá.

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.