Por Onde Andam? O elenco da franquia “Planeta dos Macacos”

Elenco da franquia original:

Roddy McDowall

McDowall atuou em O Planeta dos Macacos, A Fuga do Planeta dos Macacos, A Conquista do Planeta dos Macacos e A Batalha do Planeta dos Macacos. Nos dois primeiros filme o ator fez o papel do simpático símio Cornelius e atuou como César a partir de terceiro filme. Ele também trabalhou em uma série de TV sobre o Planeta dos Macacos, no papel macaco Galen. O ator faleceu em 1998 com 70 anos de idade, devido à complicações provocadas por câncer pulmão.

 

Charlton Heston 

Charlton Heston foi o grande protagonista do primeiro filme da franquia, no papel do astronauta Taylor. O ator venceu o Oscar de melhor atuação no épico Ben- Hur de 1959. Ele fez uma pequena ponta no remake de Planeta dos Macacos em 2001, interpretando um macaco velho e sábio. Seu último papel foi em Josef Mengele: My Father – Rua Alguém 5555 em 2005. O ator faleceu em 2008 aos 84 anos, devido à uma doença degenerativa.

 

Kim Hunter

A atriz deu vida a doutora Zira, a macaca cientista de “O Planeta dos Macacos”, “De Volta ao Planeta dos Macacos” e “A Fuga do Planeta dos Macacos”. Nos anos 80, Hunter atuou em várias telenovelas, a mais conhecida foi The Edge of Night, na qual foi indicada ao Emmy de melhor atriz. Seu último papel de destaque foi em 1997, ao atuar no filme Meia-noite no Jardim do Bem e do MalKim Hunter faleceu aos 79 anos de idade, devido a um ataque cardíaco. 

 

Linda Harrison

Linda Harrison não teve uma carreira muito progressiva como atriz, ela atuou em dois dos filmes originais de Planeta dos Macacos e apareceu rapidamente no remake de 2001, como uma humana capturada numa caçada, que é transportada numa carroça. Seu último trabalho como atriz foi em Wild Bill – Uma Lenda do Oeste, em 1995. Atualmente a atriz está com 72 anos. 

 

Maurice Evans

Responsável por interpretar  o Dr. Zaius nos dois primeiros filmes da franquia, o ator atuou no cultuado O Bebê de Rosemary interpretando Edward ‘Hutch‘ Hutchins e esteve também na série A Feiticeira, de 1964 a 1972no papel de Maurice, pai bruxo de Samantha. Seu último trabalho foi no filme O Panaca, de 1979. Evans morreu em 1989, devido à problemas cardíacos.

 

Natalie Trundy

Natalie interpretou três personagens na franquia original de Planeta dos Macacos. A Atriz interpretou a mutante Albina em “De Volta ao Planeta dos Macacos”, apareceu como a Dra. Stephanie Branton em “Fuga do Planeta dos Macacos” e como a símia Lisa em “Conquista do Planeta dos Macacos” e na “Batalha do Planeta dos Macacos”. O último filme da atriz foi em 1974, em Huckleberry Finn.

 

Remake 2001:

Mark Wahlberg

Mark Wahlberg tem uma considerável lista de filmes em seu currículo. Apesar do remake não bem sucedido de Planeta dos Macacos, o ator já tinha conquistado muitas críticas positivas em filmes anteriores que atingiram sucesso. Protagonizou Uma Saída de Mestre em 2003, foi eleito pela revista Village Voice como melhor performance de ator coadjuvante em 2004, pelo filme Huckabees – A Vida é uma Comédia. Mark esteve recentemente em Transformes – O Último Cavaleiro e tem contratos fechados para vários filmes até 2026. 

 

Helena Bonham Carter

Bonham Carter viveu a macaca Ari no remake de Tim Burton. Ela foi casada com o diretor e juntos fizeram algumas parcerias em filmes, como em A Noiva Cadaver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010), Sombras da Noite (2012) e Alice Através do Espelho (2016). A atriz interpretou a personagem Belatriz Lestrange na franquia de filmes de Harry Potter, recebendo críticas positiva pela atuação. Seu próximo papel será em Oito Mulheres e um Segredo.

 

Tim Roth

Tim Roth deu vida ao malvado General Thade no remake, onde desempenhou uma ótima atuação. Tem uma carreira bastante extensa, que começou em 1984. Fez sucesso nos grandes filmes de Quentin Tarantino, Cães de Aluguel (1992) e Pulp Fiction, mais recentemente voltou a trabalhar com o diretor em Os Oito Odiados (2015). Roth esteve no elenco de O Incrível Hulk em 2008, de 2009 até 2011 atuou na série Lie to Me. Atualmente está no elenco da série Twin Peaks. 

SHARE
Bianca Carvalho

21 anos, Jornalismo PUC-Campinas. Maratonista de séries, apaixonada por cinema e aspirante a fotógrafa.