[Primeiras impressões] Queen of the south

queen-of-the-south-alice-braga

 

Uma novela com cara de série americana.

Queen of the south é a adaptação do canal USA Network para a série latina La reina Del sur e traz para o seu público á história de Tereza (Alice Braga), uma narco traficante que comanda todo o comércio de drogas da região sul dos EUA.

USA Network, é também o canal de uma das consideradas melhores séries de 2015, Mr. Robot que conquistou a audiência com roteiro perspicaz e atual, porém agora o USA nos traz uma adaptação. Será falta de criatividade? Talvez não, talvez seja a oportunidade de contar uma história para um público diferente com uma linguagem diferente.

A série apresenta uma narrativa muito conhecida, mas porém interessante, começamos o episódio com um vislumbre do que seria o presente catastrófico da nossa personagem e só então somos inseridos na trama para descobrir como Tereza chegou até ali. Um recurso muito utilizado pela aclamada Breaking Bad.

Queen of the south até tenta dar um certo tom dramático para a trama, mas somos completamente desconectados da seriedade quando vemos Tereza fugindo de salto alto ou até mesmo um carro explodindo sem motivo aparente. São esses momentos novelescos e hiperbólicos que tiram nossos olhos da tela ou até mesmo nos fazem abandonar uma série.

Outro ponto interessante são os momentos onde Tereza têm ‘conversas’ imaginárias com sua ‘eu’ do futuro. Essas cenas estão em uma linha que beira a tosquice, porém se bem trabalhado pode vir a ser algo muito parecido com House of cards onde há uma quebra de quarta parede muito bem feita.

A atuação de Alice Braga deixa a desejar em alguns momentos, mas nada que altere o resultado visual a que a série se dispõe. No geral Queen of the south é uma série que no fundo tem aquele leve tom de novela e que em muitos momentos precisamos dar aquela desligada básica no cérebro e aproveitar explosões e muito melodrama.

Assista ao Trailer de Queen of the South