[#FQVPV] Pulp Fiction – Tempos de violência (1994)

pulp-fiction-1994

O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos perversos. Abençoado é aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale da escuridão, pois ele é verdadeiramente o guardião de seu irmão e salvador dos filhos perdidos. E eu atacarei, com grande vingança e raiva furiosa àqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos.E você saberá que meu nome é o Senhor, quando a minha vingança cair em cima de você
Ezekiel 25:17

Pulp fiction – tempos de violência é mais um dos brilhantes filmes de Quentin Tarantino, assim como muitos de seus roteiros são geniais com Pulp Fiction não é diferente,esse filme transcende a ultra violência e como ela é vinculada como uma coisa simples em mãos criminosas ,os passos que Tarantino limita são poucos além do filme apresentar uma originalidade eloquente ele é um tanto verborrágico mostrando os arcos dos personagens e como esses arcos se interligam, mostrando que o filme apresenta uma linha de tempo não linear.

Drogas ,devaneios,armas,acordos criminosos,estupros isso é a maneira do Tarantino dirigir seus filmes ,ele cria um ambiente hostil de propósito para agravar o anseio do público ,mesmo não gostando do gênero ele consegue grudar ,pois o que o público mais gosta é de ouvir uma história alheia sem qualquer tipo de ligação com os detalhes do filme ou uma maneira de argumentos sobre fatos simples, a maneira como a violência surgi é através de uma mescla de diálogos engraçados com frases ultrajantes.

São apresentadas três histórias de forma não cronológica.A primeira história é sobre mafiosos que são contratados para uma acerto de contas ,no caso Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são contratados por Marsellus Wallace (Ving Rhames).Na história seguinte mostra a interação que a mulher de Marsellus Wallace,Mia Wallace (Uma Thurman) tem com Vincent Vega. Por último, é contada a história de Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista que foi comprado por Marsellus para perder uma luta, mas não cumpriu sua parte no acordo e agora precisa fugir do mafioso.

9rZg1J6vMQoDVSgRyWcpJa8IAGyDeveras um filme com quotes magníficos e uma estruturação de roteiro esplendido, em Pulp fiction o tempo torna-se crucial para o entendimento mas a integridade arcos não é afetada como no primeiro arco onde aparecem Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames). Nesse ato é exposto uma mudança de personalidade momentânea ,nos prelúdios desse ato mostra Jules e Vincent interagindo a respeito de simples mudanças de hábito,no caso sobre o ambiente na holanda e como eles chamam um quarteirão com queijo ,como a diferença pode ser retratada restritiva por uns olhares e por outros uma visão asseverativa a interação continua fluindo fortemente já deslocando o assunto por uma crédula massagem nos pés e como essa massagem repercutiu de uma maneira impetuosa ,depois da interação dimanada ,o frenesi começara e jogos de palavras seguidas por citações bíblicas e tiros deixara um local oneroso. E esse arco se encaixa perfeitamente com o primeiro arco da lanchonete e com o arco do Butch.

Tarantino mais uma vez expressa suas ideias e teorias o roteiro antigo para com o novo ,no caso de pulp fiction ele apresenta uma informação fechada ,easter egg por assim dizer,em cães de aluguel é feita uma trama através de um roubo em uma joalheria ao qual o furto acaba saindo do eixo e a maleta de diamantes se torna um martírio para os reservoir dogs a partir daí Tarantino imaginou que seu universo cinematográfico poderia se interligar mesmo demonstrando que os mais remotos lugares poderiam se interagir ,como uma simples história da Mia Wallace para com Vincent sobre um piloto de seriado de TV a respeito de cinco agentes chamadas força das raposas ,onde a premissa era sobre cinco garotas consideradas as melhores no quesito matar foram contratadas para fins a carnificina,isso repercutiu no quarto filme de Tarantino em kill bill a história é inteiramente sobre essas agentes mas particularmente sobre Beatrix kiddo.

É legal ver como o desenrolar das conversas repercutem de uma maneira grandiosa deixando com que os personagens argumentem sobre o determinado assunto,o roteiro desenvolve um diálogo desde um tópico totalmente maçante à uma simples conversa sobre um hambúrguer, essa maneira de fluir o colóquio sobre os assuntos deixam espaço para o ouvinte pensar e argumentar também.

De qualquer modo quando se fala em Quentin Tarantino tem que se levar em consideração as teorias metafóricas e de que tudo está interligado ,Pulp Fiction tempos de violência foi distribuído pela Miramax por ser uma linha de filmes independentes ,a violência exacerbada pode ser comparada nos níveis de kill bill,bastardos inglórios e cães de aluguel.

 

SHARE
Engenharia mecatrônica e programação são uma das minhas possíveis e futuras profissões porém minha passividade é o cinema. Paulista nerd com 17 anos de idade. Back to the future