[REC]

Um ótimo filme de terror sobre zumbis e afins, para quem curte esse tema é uma boa recomendação.

REC conta a historia de uma jornalista que resolve passar a noite com uma equipe de bombeiros e filmar toda a sua rotina, nessa noite tudo segue tranquilo e calmo sem nenhuma chamada de emergência, até que no meio da madrugada o alarme toca e a equipe é convocada para resolver um problema em um prédio residencial da região, não demora para uma série de acontecimentos bizarros ocasionando o isolamento do prédio com toda equipe de bombeiros e moradores sendo isolados juntos, tudo devido a suspeita de um vírus mortal.

O filme deixa muito a desejar se você busca por algo realmente assustador, mas o clima de tensão é muito bem trabalhado, alias não tem nada mais tenso do que ficar preso em um local cheio de zumbis onde a policia do lado de fora esta pronta para atirar em quem tentar sair e as criaturas prontas para matar quem continuar dentro do prédio, essa é a esfera tensa que o filme constrói.

 

 

Tudo é filmado no que chamamos de Found Footage, em que todas as cenas são passadas através da câmera de um dos personagens, sendo assim um filme sem grandes edições, deixando o clima mais tenso do que já é, o decorrer da historia é cheio de gore e sem muitas novidades, pouca coisa é explicada sendo apenas uma corrida cansativa em busca da sobrevivência que é incerta já que ninguém esta disposto a te ajudar, a protagonista vive aquele momento de estar no lugar errado na hora errada e tem de encarar as consequências, Manuela Velasco da vida a protagonista e atua muito bem transmitindo para nós a loucura e tensão que a personagem esta vivendo. No restante o filme não surpreende muito com a historia é o que eu chamo de “mais do mesmo” afinal a historinha de vírus e infecção junto de zumbi é algo que acompanhamos todos os anos, com varias produções semelhantes, o que da vantagem a REC é o senário e a tensão do confinamento sendo assim um bom entretenimento para fãs do gênero.

Em momento algum o filme assume se tratar de zumbis, tão menos explicam de fato o que acontece, mas fica em aberto as possibilidades de vírus ou possessão demoníaca como diz no titulo do segundo filme, porem de maneira geral as criaturas são apresentadas como os típicos zumbis do cinema. O Filme é Espanhol e ganhou uma refilmagem americana chamado “Quarentena”, as semelhanças são tão grandes que muitos confundem qual é o original e qual é a refilmagem.

Nota: 6,5

Trailer:

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.