fdfadffdTitulo: A Árvore da Mentira
Autora: Frances Hardinge
Número de páginas: 306
Ano: 2016
Editora: Novo Século

Onde comprar: Amazon / Submarino   

 

Sinopse: A MENTIRA TEM SEUS FRUTOS. E QUASE NUNCA SÃO DOCES.
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas.
Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua fi lha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive.
Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas.
Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais.
Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances
Hardinge, autora de “Canção do Cuco”, promete arrebatá-lo do começo ao fim.

No livro A Árvore da Mentira conhecemos a família Sunderlys, que acaba de chegar na ilha inglesa de Vane, a protagonista do livro é a  Faith, a filha mais velha da família. Vemos que ela não sabe o porque que sua família está indo morar na ilha,mas graças ao seu irmão caçula ela já percebe que é por causa de seu pai, que é uma grande perito de ciências naturais.

Chegando em sua nova casa, Faith fica com um  quarto que não a agrada tanto, pois ficava no lado da escada dos empregados e sempre dava pra ouvir o barulho de gente subindo e descendo nelas.  Mesmo tendo uma nova vida Faith não estava feliz, ela queria ser tratada com mais seriedade. Ela odiava ficar cuidando do seu irmão mais novo,odiava como a sua mãe se portava diante das pessoas,pois sempre se referia a Londres como algo superior e uma coisa que ela sempre quis é ficar um pouco mais próxima do seu pai. Após a chegada na ilha ele sempre ficava horas e horas em uma torre que ficava perto de sua casa, e logo da pra perceber que alguma coisa ele estava escondendo  de sua família.

E é isso que eu sou, pensou Faith, sentindo enjoo. Um cérebro pequeno de mulher com coisa demais enfiada dentro. Talvez seja esse o meu problema. Vai ver é por isso que não consigo não espreitar e espiar.

O tempo vai passando e o clima da casa vai ficando mais estranho, até que um certo dia o pai de Faith aparece morto e o motivo que deram em relação a morte foi suicídio, mas ela sabia que tinha alguém por trás da morte do pai e iria até o fim pra descobrir o culpado.

Vasculhando os documentos de seu pai, Faith descobre uma planta bastante curiosa, onde ela se alimenta de mentiras e o seus frutos quando ingeridos contam a verdade sobre algo que a pessoa pediu. E a árvore pode contar algo mais além se a mentira for ainda maior. Com isso Faith vai usar a árvore pra descobrir quem foi o assassino de seu pai e também o motivo pela qual eles se mudaram para ilha.

13183249_1246850901999201_129030603_n

Eu já sou um tremendo amante de terror/horror e foi a primeira vez que li uma obra dessa autora, posso falar que foi uma ótima experiência! Tive uma pequena dificuldade em entrar no ritmo do livro, pois no começo descreve mais o cotidiano da família pra depois começar de fato os mistérios. ^^

A autora Frances tem uma escrita excelente, ela nos apresenta ótimos personagens e um cenário fenomenal! Fico pensando o que seria se esse livro recebesse uma adaptação cinematográfica pelo Tim Burton.

A árvore da mentira é um excelente livro que eu super recomendo para os amantes de horror e de um bom suspense. Não é atoa que o livro ganhou o prêmio Costa Book Awards!! Se aventure na ilha inglesa de Vane e descubra o mistério em torno da família Sunderlys. 🙂

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Igor Matheus
Futuro publicitário e mineirinho de Belo Horizonte. Sou maluco por filmes,séries,literatura e um grande apaixonado por música. Sou uma das cabeças pensantes do Cine Mundo!!! ^^