[Resenha] Desventuras em Série: O Fim – Vol. 13

O_Fim

Título: Desventuras em Série: O Fim – Volume 13

Autor: Lemony Snicket

Editora: Companhia das Letras

Número de páginas: 284

Gênero: Literatura Infanto-Juvenil

 

Ao longo de todos os livros de Desventuras em Série fomos alertados que essa não é uma história com final feliz, se enganou quem chegou até aqui pensado que nada poderia ser tão ruim que não pudesse piorar, esse é o caso do último livro da saga.

 

O fim dessa crônica infeliz é como o seu mau começo, pois cada desventura só revela mais uma, e mais uma, e mais uma, e somente aqueles que têm estômago para essa estranha e pungente narrativa devem se aventurar ainda mais fundo […].

Esse último volume da série começa diferente dos demais, com uma situação inimaginável, os Baudelaire e o vilão, Conde Olaf, dividindo o mesmo barco. Isso acontece porque os órfãos, contrariando suas próprias convicções, acabam tendo que causar um incêndio no Hotel Desenlace.

Pictured: (left to right) Jim Carrey, Liam Aiken, Kara/Shelby Hoffman and Emily Browning star in DreamWorks Pictures' LEMONY SNICKET'S A SERIES OF UNFORTUNATE EVENTS.

Fugindo das chamas e levados por uma tempestade imprevisível, eles acabam atracando em uma ilha misteriosa onde conhecem a jovem Sexta-feira que, ignorando a presença do Conde Olaf, convida os Baudelaire para conhecer sua vila. Lá eles são apresentados a Ishmael, o facilitador, um homem suspeito que diz zelar pelos costumes e tradições do povo da ilha (todos náufragos), mas que na verdade se trata de um sujeito manipulador e cheio de segredos.

Tumblr_lp6vwszF5O1r0hx0so1_1280

Os irmãos Baudelaire começam a achar a vida na ilha extremamente tediosa e passam a questionar os métodos do excêntrico Ishmael, que envolve a distribuição de “cordial de coco”, bebida que faz com que os habitantes da ilha aceitem tudo que lhes é imposto, e um segredo sobre todos os objetos que vão parar na ilha.

Desconfiados das intenções do facilitador, os órfãos começam a investigar e acabam descobrindo um “barraco” construído pelo próprio Ishmael para esconder todos os objetos que ele encontra, de temperos à livros, incluindo um importante volume contendo toda a história da ilha, através desse livro os Baudelaire descobrem que seus pais já moraram lá, algo que pode lhes fornecer importantes informações sobre suas origens.

A-Series-of-Unfortunate-Events-emily-browning-20684549-1706-960

Em meio a tudo isso, o Conde Olaf é preso em uma gaiola na praia e após uma outra tempestade é o primeiro a ver o grande quadrado de livros que naufraga na ilha, esse estranho barco improvisado transporta a inconsciente Kit Snicket acompanhada da Víbora Incrivelmente Mortífera (isso mesmo, a amigável cobra de A Sala dos Répteis, segundo volume da série). Para completar essa estranha situação, Kit está quase entrando em trabalho de parto, fazendo com que o livro alcance seu ápice e a história comece a se desenrolar.

tumblr_lkbc5syO1t1qhhayj

Mas não espere obter todas as respostas que procura nesse volume e prepare-se para usar sua própria imaginação para desvendar alguns dos mistérios que acompanharam a vida dos Baudelaire até aqui. Esse décimo terceiro volume da série deixa uma importante lição: Que ninguém é totalmente bom ou totalmente mau. A história dos órfãos se encerra com o início de uma nova e incrível aventura e só nos resta torcer para que esta seja repleta de sorte e felicidade.

maxresdefault (5)

Por mais apegado que você esteja à esse irmãos não se preocupe, você poderá revisitar todas as desventuras em breve na nova série da Netflix Desventuras em Série que deve estrear ainda esse ano.

SHARE
Juliana Schmidt
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.