[Resenha] Fábulas: Lendas no Exílio | Volume 01

ewTítulo: Fábulas: Lendas no Exílio | Fables #01 a #05
Autor: Bill Willingham; Lan Medina
Editora: Vertigo
Ano: 2002
130 páginas

                  Os personagens de contos de fadas foram expulsos de sua terra natal “Homelands” e agora se veem forçados a conviverem entre os humanos, Bigby Wolf é Xerife da cidade e nesse primeiro volume, que contempla as edições de 1 a 5, irá investigar o desaparecimento de Rose Red, a irmã da princesa Snow White.

            “Fábulas” teve sua primeira edição publicada em 2002, seus habitantes criaram uma comunidade dentro da cidade de Nova Iorque chamada “Fabletown” ou “Cidade das Fábulas”, eles usam mágica para se parecerem com humanos e os que não conseguem essa transformação são forçados a viverem num lugar chamado “The Farm” ou “A Fazenda” que fica afastado da cidade e abriga os personagens pobres que não tem dinheiro para comprar glamour¹ e viver entre os humanos.

            Como mencionado anteriormente, em “Lendas no Exílio” acompanhamos o Xerife Bigby Wolf, que em Fabletown era o lobo mau da história da chapeuzinho vermelho, investigando o desaparecimento da irmã de Branca de Neve. O formato é basicamente em estilo “whodunit²”, aconteceu algum crime e o policial deve descobrir quem o cometeu, como e por quê. Nem sempre esse gênero me prende atenção, e fica claro que o propósito aqui é muito mais apresentar aos leitores os personagens de Fabletown do que de fato investigar o crime.original

            Isso funcionou muito bem pra mim, os personagens são muito interessantes e todos tem uma bagagem familiar ao leitor nos permitindo viajar tentando deduzir quem é tal personagem nos contos de fadas. Outra coisa que achei muito bem arquitetada foi o fato de a história nos dar ferramentas para descobrir o que aconteceu sem a ajuda do Xerife, isso pode anular o elemento surpresa de quando tudo é revelado ou pode deixar a caminhada mais interessante enquanto nós também somos xerifes unindo pistas, conectando evidências e tentando descobrir quem está por trás de tudo.

                “Lendas no Exílio” é simples, com excelentes ilustrações que se utiliza de Rose Red para nos fazer caminhar e conhecer Fabletown, os desenhos da capa não me agradaram muito por destoarem um pouco do clima proposto pela HQ, e apesar desse primeiro volume não ser exatamente original, seus personagens peculiares já são o suficiente para nos proporcionarem uma boa leitura e me incentivarem a continuar passeando por Fabletown e conhecer os desfechos dos conflitos já estabelecidos por aqui.

Edições: #01 a #05
0102 03 04 05

¹glamour: feitiço que faz as fábulas aparentarem serem humanos

²whodunit: tipo de história policial que se desenvolve ao redor da pergunta “quem é o assassino?” ou “quem fez isso?”

Resenhas: Volume 02 | Volume 03 – Parte 1 | Volume 03 – Parte 2 |

 

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Estudante de psicologia, cinéfila entusiasta, seriadora e leitora. Dona da página "Curiosos por Filmes" no Facebook. Séries favoritas: Criminal Minds, Chuck, Friends e One Tree Hill. Os filmes favoritos são mais difíceis de escolher...