[Resenha] O Adulto | Gillian Flynn

tile-wide

Título: O Adulto
Autor: Gillian Flynn
Editora: Editora Intrínseca
Número de páginas: 64

 

Quem já leu algum livro da autora Gillian Flynn (Garota Exemplar) sabe que é impossível, não ficar intrigado para ler suas novas publicações e, para quem ainda não conhece seu trabalho, funciona mais ou menos do mesmo jeito, afinal as capas e resumos de seus livros são muito instigantes.

Em O Adulto, Flynn constrói um conto com um teor de suspense ainda maior do que o habitual que beira o terror clássico. O livro que foi escrito a pedido de George R. R. Martin (Game of Thrones) e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor, chamada  “O Príncipe de Westeros e outras histórias”, sob o título “Qual é a sua profissão?”, conta a história de uma ardilosa jovem, que desde cedo foi ensinada por sua mãe a mendigar. Cansada da vida que levava,  aos dezesseis anos ela decide começar a viver por conta própria nem que para isso precise se utilizar de seus dons de manipulação.

pequenos-vigaristas_featured-620x435

O destino leva essa jovem a um lugar chamado Mãos Espirituais, onde ela começa trabalhando como voyeur nos fundos do local, nessa função adquire uma capacidade cada vez maior de ler as pessoas que a leva a ser “promovida” à vidente capaz de ler auras. Mas, tudo pode mudar quando ela conhece a desesperada Susan Burke, uma cliente que a procura em busca de ajuda com sua casa, que possuí problemas que envolvem sangue escorrendo pelas paredes e um enteado problemático que tira seu sono.

Interessada no dinheiro e na possibilidade de criar uma clientela. A vidente charlatã decide fazer uma limpeza espiritual no Solar Caterhook. A atmosfera da mansão, porém, pode colocar em risco os planos da jovem, que apesar de ser uma falsa sensitiva percebe que há algo errado com a casa, uma energia negativa que paira pelo ar e algo realmente assustador e maligno relacionado ao enteado de Susan.

12508963_1276203765728099_8354022836468479546_n

 

“Observei a casa, que me observou de volta através das janelas longas e malévolas, tão altas que era possível uma criança ficar de pé no parapeito. E uma estava. Eu podia ver todo o comprimento de seu corpo magro: calças cinza, suéter preto, gravata marrom com um nó perfeito no pescoço. Um tufo de cabelos escuros cobrindo os olhos. Então, um vulto repentino e o garoto tinha descido e desaparecido atrás das pesadas cortinas de brocado”

 

A protagonista acaba tendo seus precisos sentidos bagunçados e terá que descobrir em quem acreditar, enquanto sua própria vida é colocada em risco.

9788580579451

Com uma trama envolvente e sombria, Gillian Flynn, mais uma vez acerta no tom, O Adulto, foi premiado com um Edgar Award, prêmio para contos, histórias e autores de mistério e suspense, nada mais justo para uma história que manipula o leitor tanto quanto sua protagonista, fazendo com que quem lê se sinta como mais um personagem do conto, capaz de decidir o próprio desfecho da trama. A autora brilhantemente deixa a cargo do leitor decidir no que é melhor acreditar. Nada é obvio, o livro tem reviravoltas impressionantes e é bem possível que você passe um longo tempo depois de encerrar a leitura pensando em tudo que aconteceu e em como você não previu isso antes, um dos melhores recursos de Flynn.

SHARE
Juliana Schmidt
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.