[Resenha] O livro do Silêncio – Deuses de dois Mundos |Pj Pereira

deuses-de-2-mundos-pj-pereira

Título: O livro do Silêncio

Autor: Pj pereira

Editora: Da boa prosa

Ano: 2013

Escrito por Pj pereira o livro do silêncio é primeiro livro da trilogia deuses de dois mundos, do que se trata a trilogia? Pois bem, Pj utiliza da mitologia dos orixás, sim isso mesmo. O enredo é o seguinte: Newton é um jovem jornalista ambicioso que após um email de um desconhecido passa a dividir suas experiências gastronômicas e pessoais com o mesmo.

o livro do silêncio:

blog-deuses-de-dois-mundos-duas-capas

Os capítulos são divididos de forma intercalada, onde vemos a história de Orunmilá, um babalaô (sábio) conhecedor dos segredos dos Oddus (orixás), oddus que de repente param de se comunicar com orunmilá, o sábio então junto com seu mensageiro Exu, sai em busca de respostas sobre o silêncio dos orixás.

No outro núcleo da trama vemos Newton que acaba de receber um email de um homem desconhecido que quer saber sobre a sua história, Newton então através dos emails passa a narrar a sua vida.

ÍndicePj pereira reside nos EUA e lança seus livros primeiro lá, a trilogia deuses dois mundo tem sido bem aceita entre os americanos, e vou dizer por que: seria muito fácil usar de qualquer outra mitologia para construir um Best seller, Pj poderia muito bem utilizar uma história já conhecida, mas ele optou pela mitologia africana. Apresentar a um público uma história que eles não conhecem é algo muito bom e oportuno, afinal de contas eles não sabem o que esperar e se sentem maravilhados ao poder prestigiar algo novo.

A história se passa no São Paulo e a narrativa do autor nos faz sentir imerso em sua trama, não só pelo fato da história se passar no brasil, mas sim por que por mais que você não seja de alguma religião de matriz africana, você no fundo se identifica com a história, afinal de contas, apesar do não reconhecimento, a base do nosso país é africana e no que se refere aos aspectos religiosos o Brasileiro tem um pezinho em cada santo.

A escrita de Pj é muito bem fluida e dinâmica, os personagens são muito bem desenvolvidos, a personalidade de cada um é extremamente fiel, já que muitos são orixás, por exemplo: Exu é um orixá mensageiro extremamente amigável, simpático e comilão, mas se deve tratar bem se não ele te tratará do mesmo jeito, no livro a personalidade do personagem exu é extremamente igual, e o autor sublinha bem esses aspectos.

O enredo é muito bem desenvolvido, ele se baseia num conceito africano que diz que passado, presente e futuro são uma coisa só, todos ocorrem ao mesmo tempo, se repetem e o destino de cada um é controlado pelos orixás.

O autor consegue relacionar muito bem o mundo atual capitalista com a áfrica antiga de guerreiros e deuses, está é uma obra que lembra aos leitores e também aos autores que não só existe a mitologia Grega ou romana, e principalmente a nós brasileiros, que devemos olhar mais para o nosso país, dar mais valor a nossa cultura do que a muita baboseira que é imposta por sociedades de primeiro mundo.

 

Confira o melhor book trailer já feito na história.

 

REVIEW OVERVIEW
O livro do Silêncio - Deuses de dois Mundos
SHARE
Apenas um cara vivendo entre palavras, imagens e sons dispostos em composição em uma tela