[Resenha] O Pequeno Príncipe | Antoine de Saint-Exupéry

Pequeno_Principe_LUXO

 

Título: O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Editora: Geração Editorial

Ano: 2015

160 páginas

O terceiro livro mais traduzido do mundo, perdendo apenas para a Bíblia e o Alcorão, é republicado em 2015 numa edição de luxo com tradução de Frei Britto e recheada com páginas extras que contam um pouco mais sobre a obra literária mais importante da França, da vida pessoal e profissional de seu autor e como tudo isso enriquece ainda mais as entrelinhas de um livro que se disfarça no aspecto infantil talvez na tentativa de desmascarar uma pretensão adulta e fazer o adulto enxergar a beleza escondida (ou não) na literatura existencialista de Antoine De Saint-Exupéry.

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um planeta distante. E ali o piloto entra em contato com as aventuras do pequeno príncipe, os dois desenvolvem uma amizade à medida que a sabedoria ingênua do garoto de cabelos dourados dá pequenos choques de realidade no leitor adulto, que talvez tenha esquecido ou não saiba que não sabe nada.

“Os adultos nunca conseguem compreender nada sozinhos, e é cansativo para as crianças ter sempre que explicar as coisas para eles”.

Eu já havia lido essa obra há um tempo, e a edição perfeitamente trabalhada me encorajou a relê-lo. Além de a história ter se enriquecido em mim pelas minhas próprias experiências desde a primeira leitura, todo o trabalho da editora o transformou em algo ainda mais especial, capa dura com texto e ilustração em alto relevo, as páginas são todas decoradas e coloridas conferindo à narrativa um aspecto lúdico que pode interessar ainda mais as crianças, sem contar que deixa qualquer apaixonado por livros babando.

Porém, ultrapassando a riqueza estética do material está o conteúdo extra com vida e obra do autor que permite ao leitor ter uma visão muito mais profunda desse material. Se você, como eu, já conhece a história do pequeno príncipe, recomendo de inicie a leitura dessa edição pelo fim, e se já não ficou claro, a recomendo sim, para todo e qualquer tipo de leitor, o que pode até virar uma categoria “leitor que já leu o pequeno príncipe” e “leitor que ainda não leu o pequeno príncipe”. Descobrir tudo o que descobri com o bônus proporcionado aqui mudou toda a forma como sempre vi essa história.

Conheça a edição:  

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Estudante de psicologia, cinéfila entusiasta, seriadora e leitora. Dona da página "Curiosos por Filmes" no Facebook. Séries favoritas: Criminal Minds, Chuck, Friends e One Tree Hill. Os filmes favoritos são mais difíceis de escolher...