Título: O Vale dos Mortos

Autor:  Rodrigo de Oliveira

Número de páginas: 320

Editora: Faro Editorial

Gênero: Terror Fantástico

 

Livro que conta com a temática de Apocalipse Zumbi, uma obra prima nacional escrita por Rodrigo de Oliveira, autor de outros livros seguindo essa mesma temática. Sobre o autor encontramos as seguintes informações na página oficial da editora Faro: “Rodrigo de Oliveira é Gestor de TI e fã de ficção científica, dos clássicos de terror, em especial da obra de George Romero. Teve a ideia desta série após um longo pesadelo tão real que, ao acordar, começou a escrever freneticamente, até concluir seu primeiro livro. Casado, com dois filhos, nasceu em São Paulo, e vive entre a capital e o Vale do Paraíba.” Já nas informações sobre o autor encontramos algumas referências sobre os personagens da série, ao menos foi o que eu consegui assimilar, pois assim como Rodrigo o casal principal também tem dois filhos, também são envolvidos com Ti e outros detalhes que observamos no decorrer da série. Sim, esse é o primeiro livro da série mais original sobre zumbis desde The Walking Dead. Em uma próxima oportunidade farei a resenha do segundo livro da série que é tão maravilhoso como o primeiro. Esse livro é um soco na cara de quem diz que literatura nacional não presta, que não da o devido valor para o que é produzido aqui.

Algo que me chamou muita atenção é o design da capa, é simplesmente maravilhoso! Uma das capas mais bonitas e bem trabalhadas que já vi. As folhas então são perfeitas, letras com o tamanho ideal, páginas grossas que facilitam o manuseio e dificultam algum tipo de estrago/sujeira. Como comprei os dois volumes juntos ganhei de brinde um marcador de página perfeito, da até dó de usar de tão bonito que ele é. O título do livro está em auto relevo, quando tive o primeiro contato fiquei tão encantada, não parava de olhar e ficar passando a mão nos detalhes. Uma capa maravilhosa para uma história melhor ainda, combo completo! São pequenos detalhes que enchem os olhos dos leitores, chamam a atenção do publico e no meu ver dão mais vontade ainda de ter o livro físico.

O livro começa nos falando de uma profecia contida no apocalipse e a partir dela temos fundamento para entender toda a história. A passagem bíblica citada é Apocalipse 9: 2-6 que contém os seguintes dizeres: “E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.” A referência a bíblia termina ai, mas para os menos religiosos podemos encontrar explicação para Absinto em outras culturas também, para quem tiver curiosidade basta procurar sobre o Planeta X, ou sobre os deuses dos Sumérios e conheceram outra versão, muito bem fundamentada e que pode ser fonte de inspiração também para o autor em relação a Absinto.

O livro se passa em 2017 (ano que vem :o) quando um gigantesco planeta esta em rota de colisão com a nossa amada terra. Todos os humanos entram então em desespero, imaginam que estão nos últimos meses de vida e cá entre nós os sobreviventes realmente desejariam que isso tivesse ocorrido. Quando o planeta está mais próximo da terra os cientistas descobrem que ele não vai chegar a colidir, apenas passar muito próximo, a humanidade fica aliviada e deixa tudo de lado para observar o fantástico desenrolar da trama. No dia em que Absinto chegará mais próximo da terra, todos param suas atividades para visualizar o planeta vermelho. Um lindo espetáculo que faz milhares de pessoas terem fé em um poder celestial.

Enquanto toda essa loucura acontece Ivan, sua esposa Estela e as crianças resolvem tirar um dia de folga, ir almoçar no shopping e dar atenção para os dois filhos já que o trabalho consome quase todo o tempo dos dois. A família reunida entra no carro e sai rumo a missão shopping, está um calor infernal do lado de fora do apartamento, parece que quanto mais perto o planeta vermelho chega mais quente a terra fica. Ao passarem pelo primeiro shopping notam que ele esta fechado para reforma e vão direto para o segundo, uma aventura a mais para os filhos que dificilmente se divertiam com os pais. Quando finalmente estacionam o carro em uma vaga e vão em direção a entrada do shopping o calor é insuportável, fazendo com que as pessoas até passem mal mesmo com o ar condicionado em total funcionamento. Ao encontrarem um lugar na praça de alimentação lotada percebem que um homem estava passando mal e desmaia, até que um por um todos começam a desmaiar, o que eles não imaginavam é que 2/3 da população mundial desmaiou e que quando eles acordassem nada mais faria sentido e somente uma imensa fome por carne humana existiria. Assim que a primeira vítima acorda com outros tentando a ajudar os ataques começam e todos os demais que acordavam tinham seus olhos completamente brancos, força desumana e uma vontade histérica de comer. Ivan percebendo a situação pega sua família e corre para o carro, aqui temos o primeiro combate desse ex-militar com uma dessas criaturas. O que já percebemos logo nesse começo é que o livro é muito violento, sangrento e acima de tudo a importância que esse casal terá na trama. Não posso deixar de enfatizar o quanto Ivan é um homem bom e responsável, o quanto ele ama sua família e é capaz de tudo para os salvar. Temos aqui um líder nato e graças a ele muitas vidas serão poupadas. Em Estela encontramos o equilíbrio da força de Ivan, uma excelente atiradora que além de tudo tem um coração bom e ajudará seu marido a gerir o seu projeto de salvar o mundo.

O sonho de Ivan é encontrar um local bom para reconstruir a humanidade, um ponte de resistência para que a esperança não fuja completamente de sua vida, para que suas crianças tenham um local seguro dos zumbis para crescer e de alguma maneira realizar os seus sonhos. E para realizar esse sonho ele vai correr todos os riscos do mundo, vai se endurecer cada vez mais e se tornar a pessoa que eu acredito que dará esperança para os demais sobreviventes.

O livro é emocionante, vemos o poder da união de um casal contra o restante dos zumbis, contra o restante do mundo. Vemos a criação de um ponto forte de proteção, onde as pessoas mesmo sem se conhecer respeitam um ao outro e lutam pela vida dos seus companheiros.

Realmente é um dos livros mais originais com essa temática que já tive a oportunidade de ler, super indico para quem gosta da temática e principalmente para quem conhece pouco da nossa literatura. Deixo para vocês o book trailer e o link da página da faro editorial, nela tem o link disponibilizando outra obra do autor para download.

Baixe Grátis o livro Elevador 16 de Rodrigo Oliveira.

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Igor Matheus
Futuro publicitário e mineiro de Belo Horizonte. Sou maluco por filmes,séries,literatura e um grande apaixonado por música. Sou uma das cabeças pensantes do Cine Mundo!!! ^^