[Resenha] Spotlight: Segredos Revelados | Vestígio

20160112-spotilight-cinemundo

16057227-cinemundoTítulo: Spotlight: Segredos Revelados

Autor: Equipe do The Boston Globe

Editora: Vestígio (Grupo Autêntica)

Número de páginas: 284

Gênero: Jornalístico

Faz um tempo que assisti o filme Spotlight e fiquei surpreso quando o mesmo ganhou o Oscar de melhor filme (Também ganhou o oscar de melhor roteiro original). Fiquei bastante empolgado quando surgiu a oportunidade de resenhar o livro que mostra detalhadamente o ocorrer da noticia que chocou o mundo.

Neste livro jornalístico somos apresentados a investigação de pedofilia dentro da igreja católica, com base em várias evidências que a igreja estava protegendo os padres  e também alguns advogados usavam o caso para retirar uma parte do dinheiro para ”defender” as crianças.

É triste pensar que a pedofilia foi crescendo dentro da igreja ao passar dos anos,  uma das histórias dessa atrocidade é a do garoto Leary que foi abusado pelo padre Geoghan. O padre pedia para Leary rezar o Pai Nosso e, enquanto isso, ele abusava do pobre garoto. 🙁

Cena do filme

O engraçado é que a igreja chegou a abordar tanto a homossexualidade e a pedofilia  falando que é algo errado e inaceitável, que teve esses casos dentro dela. As reportagens que são mostradas no livro revelam também a absurda quantia gasta pela Igreja Católica com acordos para comprar o silêncio das crianças.

Posso dizer que é bem dificil fazer uma resenha de um livro como esse, principalmente por ter mais detalhes sobre o caso (coisas que não eve como aparecer no longa), acho que acaba com a experiência de se surpreender ainda mais com o ocorrido.

A edição do livro está bem caprichada! Tem até mesmo um apêndice com fotos de vários documentos sobre o caso e todos eles estão traduzidos para que você não possa ficar de fora de todos os detalhes.

Vale bastante a pena aprofundar sobre esse assunto e descobrir como foi os passos para que o grupo de jornalistas descobrissem esse escândulo e também ”presenciar” a coragem que eles tiveram pra poder bater de frente com a igreja católica.

 

SHARE
Igor Matheus
Futuro publicitário e mineiro de Belo Horizonte. Sou maluco por filmes,séries,literatura e um grande apaixonado por música. Sou uma das cabeças pensantes do Cine Mundo!!! ^^