[Resenha] Um Ato de Liberdade | Nechama Tec

UmAtoDeLiberdadeTítulo: Um Ato de Liberdade – Os Guerrilheiros Bielski
Autora: Nechama Tec
Ano: 2009 / Páginas: 402
Editora: Record

“Um ato de liberdade” conta a história real de um pequeno grupo de judeus estabeleceu uma comunidade de resistência na Bielo-Rússia afim de juntos sobreviverem aos ataques da Alemanha nazista contra seu povo, o grupo era liderado por Túvia, que acabou virando herói e salvando mais de 1200 judeus de seu destino decretado.

A autora Nechama Tec optou por contar essa história utilizando-se de uma narrativa mais histórica, com mais forma de documento do que as obras literárias que estamos acostumados, isso pode decepcionar alguns leitores. A narrativa é extremamente arrastada e não segue necessariamente uma linearidade, os capítulos são longos atribuindo um pouco mais de densidade a trama.

A história em si é engrandecedora, pois quando quase tudo remetente a essa época é mórbido e dolorido, é ao mínimo reconfortante saber que dentro de tanta brutalidade e soberania existiam pessoas como Túvia e seus companheiros e companheiras que mantinham a esperança e lutavam não só pela sua sobrevivência, mas pela continuação da existência de seu povo, sua cultura.

“Nossa lei judaica diz para não aceitarmos subornos, de modo que não aceitei. Mas as leis não dizem para a gente não subornar. De modo que subornei”

Algumas passagens do livro são um pouco desnecessárias acrescentando pouco conteúdo informativo ou mesmo narrativo na intenção de aumentar a empatia com a situação daquelas pessoas, a obra certamente poderia ser mais curta, porém é notório o comprometimento de Tec com sua pesquisa tendo em vista o cuidado que teve com a preservação das informações que conseguiu e da transmissão desses conteúdos para o leitor, recheando sua obra com notas de rodapé, um glossário de palavras estrangeiras e ainda um posfácio descrevendo a que fim se deu cada pessoa.

“Um ato de liberdade” é um bom livro, interessante, relevante e bem fundamentado, porém sua leitura é extremamente cansativa e arrastada o que pode acabar diminuído o brilho de sua história.

REVIEW OVERVIEW
Nota
SHARE
Estudante de psicologia, cinéfila entusiasta, seriadora e leitora. Dona da página "Curiosos por Filmes" no Facebook. Séries favoritas: Criminal Minds, Chuck, Friends e One Tree Hill. Os filmes favoritos são mais difíceis de escolher...