[Resenha] Uma Irmã | Bastien Vivès

Uma Irmã
Autor: Bastien Vivès
Ano de Lançamento: 2018
Nº de páginas: 216
Editora: Nemo

SINOPSE

”Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivés, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.”

Eu nunca li uma HQ que me deixasse com uma nostalgia gigantesca como ‘Uma Irmã’ do quadrinista Bastien VivèS.

Na HQ conhecemos o Antoine, de 13 anos e seu irmãozinho titi. Os dois estão indo curtir as férias na casa de praia com os seus pais. No momento  que estão indo para casa, a mãe dos garotos recebe uma ligação falando que a sua amiga Sylvie perdeu o bebê. E o que seria apenas uma férias comum para Antoine, agora será um mundo de novas descobertas!

Depois de um probleminha que os irmãos tiveram na praia, Antoine fica abismado ao ver uma garota dormindo no quarto onde ele divide com o irmão mais novo. Logo pela manhã ele descobre que a garota se chama Hélène, filha da Sylvie. Agora Antoine começa a viver as suas férias intensamente graças a Hélène.

Uma Irmã é uma HQ destinada ao público adulto e até mesmo aos jovens adultos, pois se trata de uma obra que traz uma certa nostalgia da adolescência. Porque é nessa época que costumamos a experimentar bebida alcoólica, onde fazemos a burrada de ficar agradando a pessoa que gostamos só pra chamar a atenção dela e também é uma época onde o desejo sexual fica aflorado.

Vivés trata todos esses temas com uma simplicidade e com um traço minimalista  que acaba deixando essa obra com um ar bem leve, mesmo nos momentos onde é tratado o lado sexual de Antoine com a Hélène.

Uma irmã não vai ser aquela HQ memorável que você vai ficar com a história na cabeça por muito tempo. É o tipo de quadrinho que faz a pessoa ter boas lembranças da adolescência. Eu particularmente adorei essa HQ e vou recomendar para os meus amigos! Agora estou muito interessado em ler outras obras do Vivés, espero que a Nemo traga outras obras desse autor. 🙂

SHARE
Igor Matheus
Futuro publicitário e mineiro de Belo Horizonte. Sou maluco por filmes,séries,literatura e um grande apaixonado por música. Sou uma das cabeças pensantes do Cine Mundo!!! ^^