Série de documentários do canal “Curta!” irá explorar álbum do “Queen”

O quarto álbum da banda Queen — intitulado A Night At The Opera —, até hoje um dos mais icônicos do rock, terá sua história contada em episódio inédito no Brasil da série Álbuns Clássicos, exibida pelo Curta!.

É neste disco que se encontram alguns dos maiores sucessos do grupo, como Love of my life e Bohemian Rhapsody — canção que deu nome ao recente filme que retratou a trajetória do cantor Freddie Mercury. À época de seu lançamento, em 1975, A Night At The Opera alcançou sucesso instantâneo. O processo criativo e técnico por trás do projeto foi completamente inovador e, ao mesmo tempo, bastante complexo.

O disco reuniu diversos instrumentos musicais, muito além dos geralmente usados no rock — entre eles, harpa e banjo. Profissionais de estúdios diferentes participaram das gravações e da edição das canções, e incontáveis horas de dedicação dos membros da banda foram necessárias. O esforço foi recompensado, e o disco logo entrou nas principais paradas de sucesso no mundo. Bohemian Rhapsody, por exemplo, passou semanas consecutivas sendo a canção mais tocada em diversos países, apresentando ao público um som que mesclava rock, ópera e piano.

Os detalhes dessa superprodução são tema do episódio dirigido por Matthew Longfellow, que conta com depoimentos de jornalistas, produtores e outros profissionais que trabalharam no disco. A estreia é na Segunda da Música, 9/9, às 23h.

Série sobre documentaristas brasileiros tem episódio dedicado a Petra Costa mergulhando no universo dos documentários brasileiros, a série Nós, documentaristas, dirigida por Susanna Lira, traz o ponto de vista de alguns dos principais cineastas do gênero no país. Exibido no Curta!, o episódio sobre Petra Costa — diretora que esteve recentemente em evidência pelo filme Democracia em Vertigem —, expõe o seu olhar e as suas reflexões sobre a realização de obras como Elena, Olmo e a Gaivota e Olhos de Ressaca.

A série foi viabilizada pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio será exibido na Quarta do Cinema, 11/09, às 21h.

Veja abaixo a programação:

Segunda da Música – 9/09

23h – Álbuns Clássicos (Série) – Episódio Queen — A Night At The Opera
História do quarto álbum da banda Queen, lançado em 1975, que é uma mistura de hard rock, pop, ópera e folk, utilizando harmonias vocais incomuns no rock, floreios de piano, harpa e até um ukulele. Diretor: Matthew Longfellow. Duração: 50min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 10 de setembro, terça-feira, às 03h e às 17h; 11 de setembro, quarta-feira, às 11h; 15 de setembro, domingo, às 16h45.

Terça das Artes – 10/09

22h – Onde Nascem as Ideias (Série) – Episódio Juçara.
O universo musical e religioso da cantora Juçara Marçal é enfocado a partir de registros de diversos shows com sua banda Metá Metá e com seu projeto Anganga, em parceria com o músico Cadu Tenório.

Com direção de Carolina Sá, fotografia de Louise Botkay e montagem de Marilia Moraes, o episódio faz um retrato poético e potente da artista. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 11 de setembro, quarta-feira, às 02h e às 16h; 12 de setembro, quinta-feira, às 10h; 14 de setembro, sábado, às 20h45; 15 de setembro, domingo, às 11h15.

Quarta de Cinema – 11/09

20h – A faixa A Vida é Curta! traz os curtas-metragens O Ex-Mágico, O Céu no Andar de Baixo e Dia Estrelado.

O Ex-Mágico (Animação)
Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram. Diretores: Mauricio Nunes, Olimpio Costa. Duração: 11min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h; 14 de setembro, sábado, às 15h; 15 de setembro, domingo, às 01h.

O Céu no Andar de Baixo (Animação)
Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina. Diretor: Leonardo Cata Preta. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 0015h e às 14h15; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h15; 14 de setembro, sábado, às 15h15; 15 de setembro, domingo, às 01h15.

Dia Estrelado (Animação)
Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência. Diretora: Nara Normande. Duração: 17min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 00h35 e às 14h35; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h35; 14 de setembro, sábado, às 15h35; 15 de setembro, domingo, às 01h35.

21h – Nós, Documentaristas (Série) – Episódio Petra Costa
No episódio, a diretora Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta Olhos de Ressaca, o aclamado Elena e o sensível Olmo e a Gaivota. Diretora: Susanna Lira. Classificação: Livre. Duração: 26min. Horários Alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 01h e às 15h; 13 de setembro, sexta-feira, às 09h; 14 de setembro, sábado, às 18h35; 15 de setembro, domingo, às 09h30.

Quinta do Pensamento – 12/09

23h – Encontro com Philip Roth – Biografia de uma Obra (Documentário)
Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano. Diretores: François Busnel, Adrien Soland. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de setembro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 14 de setembro, sábado, às 09h35; 15 de setembro, domingo, às 23h; 16 de setembro, segunda-feira, às 11h.

Sexta da Sociedade – 13/09

22h20 – Em Busca de Iara (Documentário)
O filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por se engajar na luta armada contra a ditadura militar.

Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio. Diretor: Flavio Frederico. Duração: 90min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 14 de setembro, sábado, às 02h20 e às 13h15; 15 de setembro, domingo, às 20h; 16 de setembro, segunda-feira, às 16h20; 17 de setembro, terça-feira, às 10h20.

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.