[Top 10] Curiosidades de “Planeta dos Macacos”

A franquia de Planeta dos Macacos começou com o livro de mesmo nome, do escritor Pierre Boulle em 1963. A história foi adaptada para a televisão e posteriormente para os cinemas, pela primeira vez em 1968. O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, dando origem a várias sequências e reboots.

Atualmente o filme Planeta dos Macacos – A Guerra domina as bilheterias dos cinemas, sequência dos filmes de 2011 e de 2014 que marcaram o recomeço da franquia. O CineMundo separou uma lista com 10 curiosidades para da saga homenageada do mês de Julho. Confira:

1 – O maquiador John Chambers recebeu um Oscar honorário pela maquiagem no filme Planeta dos Macacos de 1968. Na época a Academia não havia incluído a categoria de melhor maquiagem nas premiações, dessa forma, o maquiador foi premiado especialmente como reconhecimento pelo seu trabalho no longa.

2 – O ator Roddy McDowall atuou nos quatro dos cinco filmes originais da saga, no papel dos símios Cornelius e César, apenas não estando em De Volta do Planeta dos Macacos (1970). O ator também atuou na série de televisão, em 1975, como o símio Galen.  

3 – O roteiro de A Fuga do Planeta dos Macacos (1971) precisou ser reescrito para que o Dr. Milo morresse antes na trama, tudo porque o ator Sal Mineo, responsável por interpretar o primata, se sentiu desconfortável com a maquiagem do personagem.

4 – A atriz Natalie Trundy interpretou uma primata e também fez o papel de uma humana nos filmes. Natalie fez o papel de Lisa e interpretou a Dra. Stephanie Branton.

5 – Algumas cenas da batalha de Conquista do Planeta dos Macacos (1972) foram cortadas devido à violência, assim o filme obteve menos censura. Em 2008 foi lançado uma versão Blu-Ray que incluiu a versão não censurada.

6 –  Tim Burton dirigiu um remake em 2001 que estava em desenvolvimento desde 1988. Estrelado por Mark Wahlberg, o filme recebeu o prêmio Framboesa de Ouro em 2002 na categoria de pior remake, pior ator coadjuvante e pior atriz coadjuvante.

[Top 10] Curiosidades de "Planeta dos Macacos"

7 -Andy Serkis, que interpreta César na atual franquia de filmes, já havia interpretado um macaco anteriormente. Ele deu vida ao King Kong no filme de 2005.  O ator também interpretou o personagem Gollum, da saga O Senhor dos Anéis.

8 – Inicialmente em Planeta dos Macacos: A Origem o personagem Will (James Franco) morreria no final, a cena chegou a ser gravada mas foi modificada apenas um mês antes do filme estrear nos cinemas.

9 –  Planeta dos Macacos: A Origem teve um orçamento de 93 milhões de dólares, o filme foi um sucesso de crítica e bilheteria e venceu na categoria de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Ator Coadjuvante (Andy Serkis) e Melhores Efeitos Especiais do prêmio Saturn Awards.

10 – Planeta dos Macacos: O Confronto, sequência do filme de 2011, arrecadou mais de 708 milhões de dólares em todo o mundo. O longa foi elogiado pela crítica pelos efeitos visuais, história, direção, atuação e pela profundidade emocional.

[Top 10] Curiosidades de "Planeta dos Macacos"

 

SHARE
Avatar
Jornalista, maratonista de séries, apaixonada pelo mundo do cinema e aspirante a fotógrafa.