[top 5] O terror por trás das câmeras

mes do terror #1

O Terror por trás das câmeras – O mês de outubro chegou e como sabem com ele vem o Halloween que embora não tenha um peso comemorativo no Brasil, para os amantes do terror essa data pode ser muito bem aproveitada se você é corajoso estará aqui semanalmente para ler nossos especiais do mês de outubro, o mês do terror.

A grande maioria de vocês já deve ter ouvido algum boato relacionado aos sets de filmagens de alguns filmes de terror, talvez o principal deles seja o exorcista já que possui o maior numero de relatos bizarros, pensando nisso trouxe aqui um top 5 dos relatos mais assustadores.

 

5 – Horror em Amityville 2005

Horror em Amityville

Pouco antes do inicio das gravações um corpo foi encontrado na praia da mesma forma com que aconteceria no filme, durante as filmagens alguns membros da equipe relataram acordar durante a madrugada sempre por volta das 3:15 pela sensação de estarem sendo observados. Outra coincidência foi a morte de uma mulher que presenciou o real Amityville.

 

4 – A Profecia 1976

A profecia

Os bastidores desse filme foram marcados por acidentes sendo a maioria deles aéreos. Durante a produção o avião do roteirista David Seltzer foi atingido por um raio, algumas semanas depois ocorreu o mesmo com avião do diretor Mace Neufeld, felizmente o ocorrido apenas gerou panico e ninguém saiu ferido, com esses dois sustos na mesma equipe o ator Gregory Peck resolveu cancelar sua viagem e pouco depois recebeu a noticia de que o avião no qual ele embarcaria havia caída ocasionando a morte de todos os passageiros. Para finalizar o designer de cenário Jhon Richard e sua namorada sofreram um acidente próximo do local das filmagens, ele sobreviveu, mas a sua namorada não teve a mesma sorte.

 

3 – O Corvo

ocorvo

Esse na minha humilde opinião possui relatos bizarros tão macabros quanto o O Exorcista, a começar pela morte do ator principal Brandon Lee que foi atingido pelo projétil de uma arma que deveria estar carregada com festim, além disso o cenário foi destruído por uma tempestade o que gerou atraso nas filmagens, dentre esses e outros incidentes fizeram com que o filme fosse considerado “amaldiçoado”.

 

2 – O Bebê de Rosemary 1968

rosee

Outro clássico do terror rodeado por acontecimentos misteriosos é O Bebê de Rosemary, a esposa do diretor Roman Polanski estava gravida de oito meses quando foi assassinada por um psicopata, ainda no mesmo ano o compositor da trilha sonora do filme, Krysztof Komeda, faleceu, a causa foi um coágulo no cérebro semelhante a um personagem do filme, onze anos depois John Lennon foi assassinado no mesmo prédio em que o filme foi gravado. O caso do assassinato da esposa de Roman Polanski fez parte de uma chacina que incluía mais 3 vitimas, os psicopatas aparentemente estavam sobre influencia de um mentor, o grande terror americano Charles Manson, o caso recebeu o nome de “Helter Skelter” tal como uma das musicas dos Beatles. Assustador não?

 

1 – O Exorcista 1973

exorcista (1)

O Exorcista já é macabro o suficiente para deixar qualquer um tremendo de medo, mas como se isso já não fosse suficiente temos uma série de relatos que mostram o quão assustador o filme já era mesmo antes de ser concluído. Durante as gravações morreram algo em torno de 9 pessoas ligadas ao filme, mas um dos acontecimentos mais bizarros foi o incêndio no set de filmagem que ocorreu em um final de semana no qual não havia ninguém no local, o incidente destruiu boa parte do cenário, o que atrasou as gravações do filme, a incógnita esta na causa do acidente, já que não haviam indícios de falhas elétricas. Jason Miller (o padre Karras do filme) relatou que durante o período de gravações ele costuma almoçar próximo ao cemitério Jesuíta e em um desses dias ele esbarrou com um senhor que o entregou uma espécie de medalhão e disse  “sabe pra que é isso? É um conceito do século XV, se fizer algo para o Diabo, ele virá pedir retribuição a você, ou vai tentar impedir o que está fazendo até que peça a ele. Esta medalha o protegerá, cuide-se bem.” poucos dias depois, passando pelo local, Jason Miller disse ter avistado um velório pouco movimentado, e quando ele se aproximou para saber de quem se tratava ele reconheceu o corpo, era o mesmo senhor.

 

Todas essas informações circulam pela internet, muitas são comprovadas, outras foram apenas repassadas e não se sabe a veracidade da informação, aos mais céticos e corajosos podem concluir que tudo não passa de uma coincidência infeliz, outros por sua vez apostam em uma série de teorias para justificar a relação dos acontecimentos com o filme, eu particularmente aproveito esses relatos para me deliciar com clima sombrio que o gênero oferece e deixo-me guiar pela história.

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.