[Top 5] Terror Slasher

especial

Primeiramente para quem não sabe o “slasher” é visto como um subgênero do terror, a categoria abrange filmes em que há a clássica perseguição “gato e rato”, o formato costuma ser um psicopata correndo atrás de uma vitima em especial ou até um grupo delas, os exemplos clássicos são os filmes Sexta-feira 13, Halloween e A Hora do Pesadelo, pensando nisso trouxe um top 5 dos meus favoritos do gênero.

 

5 – Pânico

ghostface_in_scream-HD

Muito amado por alguns e odiado por muitos outros, eu particularmente me diverto muito com os filmes da franquia. A história gira em torno de um grupo de jovens que começam a ser perseguidos por um assassino que usa os filmes de terror como inspiração, para sobreviver basta evitar cometer os erros clássicos que os mocinhos cometem nos filmes do gênero, porem a situação deixa de ser algo tão simples quando as motivações do maníaco possuem um objetivo maior do que se imagina. O filme tem várias cenas de perseguição do estilo mais clichê do gênero e se você curti será um ótimo entretenimento.

 

4 – Halloween

michael-myers_ltw6ql

Outro que por alguns é bem visto e por outros nem tanto é a franquia Halloween. A história gira em torno de uma criança perturbada que assassina quase toda a sua família exceto sua irmã mais nova, a criança é internada numa clinica , após crescida ele consegue escapar do manicômio e volta a atacar na noite de Halloween com intuito de matar a sua irmã. Como já se pode perceber o enredo é extremamente clichê e pouco criativo, quase nada é bem explicado e as continuações não se conectam muito bem, mas o conjunto geral da obra trás um excelente entretenimento para os amantes do slasher,o assassino acabou se tornando um ícone do cinema e sem dúvidas o melhor do filme é a trilha sonora que toca sempre quando ele esta em uma “caçada”, a trilha e o personagem juntos criam um clima assustador de deixar os pelos arrepiados.

 

3 – Psicose (1960)

psico

O clássico psicose do Hitchcock não poderia faltar nessa lista, embora que sua história não seja construída no ritmo de uma caçada constante ele ainda entra no gênero slasher,ainda mais contando com um dos psicopatas mais amados do cinema, o perturbado Norman Bates. Janet Leigh protagoniza uma das cenas mais clássicas do gênero que é morte no banheiro acompanhada da trilha sonora com ritmo estridente que muitas vezes é confundida com a do filme Tubarão.

 

2 – O Massacre da Serra elétrica

O-Massacre-da-Serra-Elétrica-1974

Esse é outro realmente bizarro ao partir do fato do filme ser baseado em um caso real torna tudo mais assustador, o longa trás um grupo de jovens perdidos na região do Texas que por azar caem nas mãos de uma família de canibais que usam um de seus membros como caçador, o famoso Leatherface,que cobre seu rosto deformado com uma máscara de pele humana e usa uma moto serra como instrumento de tortura, sem dúvidas você já deve ter tido alguns pesadelos com essa figura bizarra e não é para menos que o vilão ficou tão conhecido e ainda chega a ser confundido com Jason da franquia sexta feira 13.

 

1,5 – Sexta Feira 13

18-freddy-vs-jason

Agora vocês devem estar se perguntando, por que 1,5? bom eu tenho que confessar que a franquia sexta feira 13 é uma das que eu mais detesto dentro do gênero slasher e com isso não tenho intuito de coloca-la no meu top 5, mas com tudo não posso desmerecer a importância que essa produção teve para o gênero, além de ter criado um vilão clássico que é o Jason Voorhees, o primeiro filme da franquia conta com um ótimo suspense que o torna digno de ser lembrado enquanto as suas continuações não atingem o mesmo excito, tudo torna-se forçado e com uma historia ruim e repetitiva a cada filme que lançavam.

 

1 – A Hora do Pesadelo (1984)10127612-1367758207024

Para quem me conhece bem não poderia esperar outra coisa no primeiríssimo lugar, A hora do Pesadelo foi mais do que um filmes de terror slasher,foi sem dúvidas um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, imagina uma criança que desobedece os pais e vai assistir um filme de terror, ao termino do filme ela esta morrendo de medo e então vai até a sua cama, deita e se cobre torcendo para o sono chegar logo e quando ele finalmente chega trás junto consigo um pesadelo com o assassino do filme, a criança acorda assustada e fica feliz por saber que foi apenas um sonho, mas se nesse sonho estava o Freddy krueger era melhor ter medo, pois pode ser real. Essa é a forma com que o clássico consegue atingir a mais pura perfeição e o maior objetivo do terror que é assustar e deixar com aquele medo que lhe acompanha até a cama e talvez dure por mais dias, mesmo que isso não tenha acontecido com todos, temos de ser justos em dizer que o enredo do filme é fantástico e na minha opinião criou o melhor personagem do terror, o nosso querido Freddy Krueger.

Então até o próximo especial do mês do terror, aproveitem a lista e assistam a todos esses e deixem seus comentários sobre o que acharam.

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.