[Top 6] As Melhores Animações de 2016

1- Zootopia – Essa Cidade é o Bicho


Em um mundo povoado por animais antropomórficos nós acompanhamos Judy Hopps, uma coelha do interior que vai para Zootopia buscando realizar seu sonho de ser uma policial, lá ela esbarra em Nick Wilde, uma raposa malandra. Agora elas precisarão resolver aprender a lidar um com o outro para resolver um caso de desaparecimento na cidade.

Zootopia alcança o topo das melhores animações do ano por impressionar adultos e crianças em uma narrativa original cheia de conteúdo para adultos em diversas referências, primor gráfico, personagens carismáticos e uma mensagem profunda para toda uma geração.

 

 

 

2- Trolls


Poppy é a líder dos Trolls, cheia de carisma e bom humor e extremamente feliz que vive em um vilarejo de Trolls no qual desfrutam do lugar longe dos Berguens, gigantes que se alimentam de Trolls para encontrar a felicidade, no entanto a paz dela é abalada quando após a chegada de um Berguen vários de seus companheiros Trolls são capturados, agora ela deverá se unir ao rancoroso e mal-humorado Branch para encontrar e salvas seus amigos.

Com um roteiro simples, muito carisma, visual psicodélico, uma montagem musical de arrepiar e uma mensagem sobre otimismo e felicidade, Trolls merece alcançar esse posto.

 

 

 

3- O Rapaz e o Monstro


Nesse anime longa-metragem de aventura e fantasia, Kyuta é um jovem infeliz que vive no mundo dos humanos em Shibuya, e Kumatetsu é uma criatura solitária do mundo Jutengai, uma terra imaginária. Após Kyuta se perder ele encontra-se em Jutengai e passa a ser treinado por Kumatetsu que se torna seu guia espiritual, agora ambos irão embarcar em uma grande aventura juntos.

Apesar de uma introdução que se arrasta um pouco, o filme não demora a engrenar e levar o público por uma belíssima e divertida história com um rico universo, onde vemos serem trabalhados conceitos de paternidade, amadurecimento, crescimento entre várias questões adultas, em uma trama sobre amizade, autoconhecimento e superação.

 

 

 

4- Procurando Dory


Nessa continuação de “Procurando Nemo”, nós conhecemos o passado e o futuro de Dory, e acompanhamos ela em sua missão de se reunir com sua família da qual se perdeu há muito tempo atrás, a aventura a faz cruzar com velhos amigos e descobrir o significado de família, enquanto segue as pistas de seu passado e sobrevive as mãos humanas que encontra pelo caminho.

Apesar de técnicas de animação que pouco exploram seu belo universo, o filme se sobressai com a fórmula Pixar do sucesso, personagens cheios de carisma e um subtexto rico para adultos e crianças sobre como lidar com alguém com necessidades especiais, e como essa pessoa deve lidar consigo mesma.

 

 

 

5- Snoopy & Charlie Brown – Peanuts: O Filme


Nessa adaptação do desenho animado clássico para os cinemas atuais, nós vemos Charlie Brown se apaixonar por uma garota nova na cidade de cabelos vermelhos um pouco antes do início das férias de inverno. Charlie decide então passar o inverno lutando contra sua timidez e baixa autoestima para conquistar a garota contando com a ajuda de seu esperto cachorro Snoopy.

Apesar de algumas sequências desnecessárias de Snoopy vivendo aventuras, o filme possui uma bela técnica de animação que mistura 2D e 3D na medida certa, nos traz de volta esses carismáticos personagens com suas indagações e filosofias em uma história bonita que mostra uma grande mensagem sobre força de vontade e sobre acreditar em si mesmo.

 

 

 

6- Angry Birds: O Filme


Na adaptação do jogo da Rovio, Red é um pássaro com problemas para controlar sua raiva que o acaso o leva a se tornar parceiro do veloz Chuck e do volátil Bomba, agora com a chegada de Porcos verdes suspeitos na ilha dos pássaros, eles deverão desvendar os planos dos porcos, impedi-los e se tornarem heróis.

Uma história simples e um tanto batida dos fracassados com o destino de muitos em suas mãos ganha força nos ótimos personagens, um bom desenvolvimento da trama, homenagens ao jogo e muita ação em seu clímax.

 

 

 

Menção Honrosa:

Festa da Salsicha

 

Nessa animação adulta de humor negro, Frank uma salsicha que sonha em fazer sexo com sua namorada, o pão de cachorro quente, Brenda, e ir para o Grande Além fora do mercado Shopwell, no entanto ele e outros alimentos descobrirão que os humanos não são os deuses que eles julgavam ser, e que tudo que contaram pra eles a vida inteira foi uma grande mentira,  portanto precisarão correr para não serem ralados, cozidos e devorados pelos humanos.

Talvez o filme mais polêmico e controverso dessa lista, idealizado pelos comediantes de humor negro Evan Goldberg e Seth Rogen, aqui vemos o que podemos chamar de “Toy Story para adultos”, sexo, religião, drogas, xenofobia, entre muitos outros tabus são explorados na forma de piadas surtadas em uma grande aventura, onde não há respeito por nada e ninguém, apesar de se arrastar um pouco em sua trama, ele recupera força e alcança um clímax hilário.

Depois de ver esse filme você nunca mais andará pelo supermercado da mesma maneira que antes.

 

 

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.