Um pedaço do Cinema: Como funciona a votação do Oscar?

Todo ano tem Oscar, todo ano tem polêmica, filmes injustiçados e superestimações, o formato pode não ser dos melhores, mas é fato que o Oscar é a mais popular premiação referente ao cinema, todo mundo quer palpitar e comentar, mas para tal é preciso entender. Aqui tentei expor um pouco de como funciona a votação pela Academia de Artes (com a ajuda do site livescience) e realizei uma pequena simulação do maior premio do ano: melhor filme.

5_olly_mosst_oscars_1

A academia tem aproximadamente 6.000 membros votantes. A adesão acontece por convite ou indicação (se alguém é indicado ao Oscar já faz parte da Academia de votantes), com membros escolhidos pelo Conselho de Governadores e “limitada para aqueles que alcançaram distinção nas artes e ciências do cinema”, de acordo com a AMPAS. Os membros representam 15 áreas gerais. Eles incluem os atores (como Jack Nicholson e Keira Knightley), escritores (incluindo Sofia Coppola e Quentin Tarantino), diretores, produtores, executivos, diretores de arte, cineastas e até maquiadores e cabeleireiros.

Todos os indicados podem ser vistos aqui

Se um produtor ou distribuidor quiser que seu filme a ser considerado para uma indicação ao Oscar, eles primeiro tem que se certificar de que cumprem os seguintes requisitos:

– Ter uma duração de mais de 40 minutos.

– Estrear em um cinema público entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano.

– Estrear em formato de filme 35mm ou 70 milímetros ou 24 quadros, formato digital.

– Ficar em cartaz por pelo menos 7 dias no Los Angeles County Theater, dentro do período anual adequado.

Se o filme é elegível poderá ser submetido à Academia através de um formulário oficial. Os filmes aceitos são adicionados à uma espécie de catálogo de filmes que podem ser votados, o catálogo funciona como uma espécie de lembrete-guia aos membros. Este livreto é enviado a todos os membros da Academia concomitantemente à primeira das duas cédulas para votação.

Na primeira votação, os membros podem votar apenas em categorias em sua área de atuação. Atores votam para melhor ator, diretores votam para melhor diretor, e todos podem votar para melhor filme.

A votação é um pouco mais complicada para filmes de animação, filmes em língua estrangeira e documentários. Para cada uma delas, a academia reúne comitês compostas por membros de todas as categorias. No caso de filmes em língua estrangeira, cada país pode submeter apenas um filme por ano. Nessas três categorias, este comitê especial de votação precisa comprovar que viu todos os filmes.

Uma vez que os resultados dos primeiros votos são computados, membros da academia recebem uma segunda votação, listando apenas os cinco melhores votados em cada categoria (exceto a melhor filme, que lista 10). Os membros devem fazer um ranking entre esses indicados do melhor para o pior. No caso de melhor filme, o limite é de 10 indicações, porém menos filmes podem ser nomeados, considerando que, para tal, a película precisa conseguir pelo menos 5% dos votos, ou seja, 5% dos membros da Academia precisam colocá-lo como 1º no ranking, considerando-o melhor filme do ano.

Para um filme vencer o Oscar de melhor filme ele precisa conseguir 50% + 1 do total de votos, na simulação a seguir isso não aconteceu. “Selma” com apenas 5 votos, não tem mais chances de vencer, portanto o voto das pessoas que escolheram “Selma” como melhor filme do ano será transportado ao que elas votaram como segundo melhor.

SIMULAÇÃO

“Whiplash” 30 votos

“Boyhood: Da infância à juventude” 22 votos

“A teoria de tudo” 12 votos

“Sniper americano” 10 votos

“Birdman” 8 votos

 “O jogo da imitação” 7 votos

“O grande hotel Budapeste” 6 votos

“Selma” 5 votos      

 • Digamos que fique assim:

 “Whiplash” 33 votos

“Boyhood: Da infância à juventude” 24 votos

“A teoria de tudo” 12 votos

“Sniper americano” 10 votos

“Birdman” 8 votos

 “O jogo da imitação” 7 votos

“O grande hotel Budapeste” 6 votos

 • Nenhum filme conseguiu 50% dos votos, portanto o mesmo é feito com o novo último colocado.

 “Whiplash” 33 votos

“Boyhood: Da infância à juventude” 27 votos

“A teoria de tudo” 12 votos

“Sniper americano” 13 votos

“Birdman” 8 votos

 “O jogo da imitação” 7 votos

 • E assim por diante, podendo acontecer e o filme que foi o mais votado como melhor (1º colocado) acabar perdendo para aquele que conseguiu se espalhar entre as primeiras colocações da lista.

 “Whiplash” 33 votos

“Boyhood: Da infância à juventude” 33 votos

“A teoria de tudo” 13 votos

“Sniper americano” 13 votos

“Birdman” 8 votos

 • E assim vai acontecendo até algum filme conseguir 50% + 1 dos votos.

Mesmo que (supostamente) “Whiplash” tendo sido o filme mais votado, pode acabar perdendo o lugar para “Boyhood” que foi coletando votos de segundo, terceiro e quarto lugares. Digamos que o segundo colocado do votante de “Birdman” seja “Selma”, como “Selma” já está fora da disputa, seu voto é transferido para o terceiro colocado.

 Estas cédulas são enviadas para a empresa de contabilidade PricewaterhouseCoopers. Leva três dias para contar os votos finais, e os resultados são seladas até que sejam anunciados na cerimônia anual do Oscar.

SHARE
Avatar
Estudante de psicologia, cinéfila entusiasta, seriadora e leitora. Dona da página "Curiosos por Filmes" no Facebook. Séries favoritas: Criminal Minds, Chuck, Friends e One Tree Hill. Os filmes favoritos são mais difíceis de escolher...