Arquivo confidencial: Harrison Ford

Consagrado por seus papéis nas grandiosas franquias Star Wars e Indiana Jones, Harrison Ford conquistou fãs de várias gerações e construiu uma grande carreira nos cinemas, estando atualmente na posição de ator mais rentável dos Estados Unidos.

Harrison Ford começou sua carreira no cinema em 1966, mas desistiu de atuar por não conseguir papéis de destaque e passou a trabalhar como carpinteiro. Em 1973, Ford voltou a atuar ao ser escolhido pelo diretor George Lucas para integrar o elenco de American Graffiti – Loucuras de Verão.  O filme foi um enorme sucesso e alguns anos depois, em 1977, George Lucas volta a demonstrar interesse pelo ator e o convida para interpretar o papel do capitão Han Solo no primeiro filme de Star Wars.

O ator se consolidou ao atuar em Star Wars, a maior saga de fantasia e ficção científica já criada. Os filmes além de quebrarem recordes de bilheteria, são até hoje grandes fenômenos culturais.

Em 1981, Harrison Ford protagoniza uma outra franquia que conquistou sucesso absoluto: Indiana Jones, de Steven Spielberg. O primeiro filme da saga, Os Caçadores da Arca Perdida, teve uma ótima recepção, dando origem a três sequências: Indiana Jones e o Tempo de Perdição, Indiana Jones e a Última Cruzada e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Foi Spielberg quem escolheu Harrison Ford para o papel. George Lucas estava com outro ator em mente e de início não concordou com Spielberg, com medo da parceria entre ele e Ford ficar muito marcada, mas o criador de Star Wars foi convencido pelo diretor e com isso, o carisma e atuação de Ford contribuiu para a construção de um dos heróis mais queridos de todos os tempos.

O personagem Indiana Jones foi criado por George Lucas, inspirado nos heróis de séries e filmes de ação dos anos 30 e se tornou um dos personagens mais famosos do cinema. Em 2003, foi considerado como o segundo maior herói de filme de todos os tempos pelo American Film Institute.

Outro filme de grande visibilidade estrelado por Ford foi o clássico de ficção científica, Blade Runner, em 1982. Apesar de ter tido uma má recepção nas bilheterias americanas, o longa se tornou um clássico cult e é considerado um dos melhores filmes já feitos. Depois de mais de trinta anos, Ford reprisa seu papel na sequência do filme, Blade Runner 2049, que está em cartaz nos cinemas. Com mais de 50 filmes no currículo, Harrison Ford foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo seu papel no drama A Testemunha (1985), dirigido por Peter Weir. Recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro: novamente por A Testemunha e em seguida pelos papéis em A Costa do Mosquito  (1986), O Fugitivo (1993) e Sabrina (1995).

O ator está no Guinness Book por bater dois recordes: ator que gerou maior lucro em bilheteria e ator com maior número de filmes que ultrapassaram cem milhões de dólares em bilheterias americanas.

Seus trabalhos mais recentes, além de Blade Runner 2049 e Star Wars: O Despertar da Força, foram  “Conexões Perigosas” (2013), “Os Mercenários 3” (2014), “A Incrível História da Adaline” (2015).

 

 

 

 

 

 

 

SHARE
Avatar
Jornalista, maratonista de séries, apaixonada pelo mundo do cinema e aspirante a fotógrafa.