Confira tudo que rolou na Sala Cinionic no 1º dia de Expocine

A Expocine começou (15), e quem abriu alas foi o diretor da Ancine, Alex Braga Muniz que falou sobre as mudanças e uma breve perspectiva do audiovisual brasileiro.

Para dar um norte ainda maior aos profissionais e espectadores envolvidos com o cinema, o John Fithian (Presidente da NATO – National Association Of Theatre Owners) esteve presente com a palestra intitulada de “O Estado da Indústria Audiovisual em 2020” moderada por J. Sperling Reich (Celluloid Junkie) e as questões que eles levantaram são as que todo mundo quer saber, o futuro do cinema? Como será a adaptação dos novos protocolos? E como o mercado norte-americano pode influenciar nas decisões? Fithian ressalta que a retomada deve acontecer de forma gradativa, porém nada é definido devido as incertezas do momento que estamos atravessando.

Após a pausa do almoço, a Warner Bros. apresenta o seu line-up começando pelos filmes que devem ser lançados ainda este ano, o primeiro a estrear será “Tenet” do diretor Christopher Nolan que chega aos cinemas no dia 29 de outubro, a nova adaptação do livro “Convenção das Bruxas” apesar de não data definida, segue confirmada para este ano. E um dos filmes mais esperados do ano “Mulher-Maravilha 1984” chega aos cinemas no dia 25 de dezembro. E aí quem vai querer passar o Natal conferindo a Gal Gadot nas telonas?

O estúdio ainda confirmou seus lançamentos para o ano 2021, entre eles, “Mortal Kombat”,”Tom e Jerry – O Filme”, “Reminiscence”,”Godzilla vs Kong”, “Invocação do Mal 3”, “Space Jam”, “O Esquadrão Suicida”, “Em um bairro de Nova York”, “Batman”, “King Richard”, “Duna” e “Matrix”. Pelo visto, o próximo ano promete!

E pela primeira vez, a Vitrine Filmes, marca presença no evento, aproveitando a oportunidade também para comemorar os seus 10 anos e apresentar os lançamentos deste ano “Pacarrete”, “Todos os Mortos”, “O Clube dos Anjos” estão na lista e filmes com selo do Festival de Cannes estão programados para o próximo anos, são eles, “Druk – Another Round” e “DNA”.

E ainda nas apresentações dos line-ups, seguimos com a Diamond Films que confirma “Destruição Final – O Último Refúgio” que chega aos cinemas no dia 19 de novembro, e este ano ainda teremos “Fúria Incontrolável” com Russel Crowe, “Em Guerra com o Vovô” com Robert DeNiro e ainda “Fátima – A história de um milagre”. Já para 2021 teremos “355”, do gênero de ação com Jessica Chastain, Lupita Nyong’o e Penélope Cruz, “Voyagers” com Colin Farrell, “O Espião Inglês”, estrelado por Benedict Cumberbatch, o nosso Doutor Estranho. As produções nacionais estão cotadas o “Detetive Madeinusa” e “Fazendo Meu Filme”, entre outros. Além disso, a distribuidora se uniu com a Galeria Distribuidora para suas operações no Brasil.

E as novidades não param por aí, vamos a Sony Pictures que confirma “Jovens Bruxas” para este ano, e a gente fica como? Podem se preparar que não é só isso, tem muita coisa a caminho de 2021 no universo de super-heróis “Morbius”, “Venom – Tempo de Carnificina” e “Homem Aranha” (ainda sem data definida), também teremos as animações “Pedro Coelho”, “Hotel Transilvânia 4” e muito mais.

Após os estúdios, o painel “Casos de sucesso na América Latina” trouxe experiências enfrentadas ao longo da pandemia focando na cidade de Buenos Aires na Argentina apresentando as saídas aplicadas para atravessar este momento tão atípico.

E por fim, as apresentações públicas dos projetos de longa-metragem para players no mercado cinematográfico.

SHARE
Andreza Nunes
Nascida em Recife, jornalista por formação e pós graduando em Gestão de Comunicação Digital e Mídias Sociais. Acredito que o cinema é uma arte enriquecedora que pode promover reflexões, mudanças e propiciar a fuga da realidade.