Conheça os clássicos de Agnès Varda no Telecine Play

A cineasta belga radicada na França Agnès Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês, agora o Telecine Play oferece vários filmes da diretora.

Na década de 1950, a diretora já abordava a temática feminista em suas produções, além de fazer críticas sociais, seu primeiro filme La Pointe Courte foi rodado quando ela tinha apenas 25 anos e em 2019, a diretora lançou seu último filme Varda Por Agnès.

E para quem gostaria de conhecer mais da cineasta, o documentário faz um resgate da sua trajetória e processo criativo em 65 anos de carreira.

Os Renegados (Sans Toit Ni Loi)

É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss
França. 1985. Drama. 101 min.
Link no Telecine Play

As Duas Faces da Felicidade (Le Bonheur)

O jovem carpinteiro François leva uma vida feliz e tranquila ao lado de sua amada esposa Thérèse e os dois filhos pequenos. Apesar disso, quando conhece a encantadora Emilie, François se perde em seus sentimentos e inicia um romance com ela.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer
França. 1965. Drama. 77 min.
Link no Telecine Play

La Pointe Courte (La Pointe Courte)

Um casal em crise retorna para o pequeno vilarejo Pointe Courte, no qual Lui, o marido, viveu sua infância. Os dois passam por momentos de reflexão sobre seu relacionamento, ao mesmo tempo em que o cotidiano dos moradores flui ao seu redor.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Philippe Noiret, Silvia Monfort
França. 1955. Drama. 77 min.
Link no Telecine Play

Cléo Das 5 Às 7 (Cléo De 5 À 7)

Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray
França. Itália. 1962. Musical. 86 min.
Link no Telecine Play

Varda Por Agnès (Varda Par Agnès)

Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès
França. 2019. Documentário. 115 min.
Link no Telecine Play

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.