Horror ou terror?

horror-dark_00418562Horror ou terror? É muito comum que pessoas confundam horror com terror, sendo que na verdade há diferença entre eles, em vocabulário cotidiano as pessoas colocam as duas palavras com a mesma denotação sendo que o horror é um gênero muito mais amplo.

O horror é um grande gênero do cinema e da tv. Na essência ele trabalha com  o impacto que pode ser visual ou sentimental podendo gerar ou não o medo, o mesmo gênero comporta em si o drama e ação se esses forem necessários para atingir seu objetivo que é ser impactante, causar uma certa repulsa no telespectador, nesse momento entra seus subgêneros, sendo o gore um deles. O gore possui objetivo de causar o impacto visual usando de excessivas cenas de mutilação e muito sangue jorrado pelos quatro cantos fazendo com que o telespectador realmente “tape os olhos” perante a cena, o gore se faz presente em diversas produções como as de Quentin Tarantino aonde passou a ser quase como uma marca registrada em suas obras, a série American Horror Story faz jus ao horror em seu nome apresentando uma série de cenas bizarras e sangrentas em suas temporadas, sendo que a maioria delas o gore se faz muito presente.

O Terror tem foco no medo, ele busca assustar, causar pânico aqui entram filmes como invocação do Mal, O exorcista e atividade paranormal, nota-se que a grande motivação do filme esta em provocar calafrios, em abalar o seu interior.

Em resumo o horror por si busca causar repulsa, é algo que ocorre de dentro para fora e na grande maioria das vezes ele faz uso do gore para isso, dentro das produções do gênero podem conter também o terror, mas não que seja algo obrigatório, como dividem motivações semelhantes acabam andando lado a lado em varias produções o que acarreta nessa confusão de seus reais significados.

SHARE
Guilherme Soares
Criador e editor da Cine Mundo, diretor, roteirista e crítico de cinema. Viciado em séries, com um carinho especial pela eterna Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.