“Kong – A Ilha da Caveira” estreou semana passada dando continuidade ao universo compartilhado de monstros da Legendary iniciado em “Godzilla” e arrecadou até agora 142,6 milhões mundialmente e recentemente vem surgindo cada vez mais informações da sequência de “Pacific Rim” além de “Colossal”, uma inusitada comédia sobre monstros gigantes de Anne Hathaway, mostrando que o gênero se encontra mais forte do que nunca, pensando nisso selecionamos aqui uma lista de filmes dessa temática, confiram abaixo:

Super 8 (2011)

Nessa amálgama de referências de J.J. Abrams vemos um grupo de amigos formado por Joe Lamb (Joel Courtney), Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso), Alice (Elle Fanning) e Cary (Ryan Lee) gravando um pequeno filme de zumbis quando presenciam um acidente de trem, uma criatura desconhecida sai de um dos vagões e passa a perambular pela cidade atacando pessoas, o que atrai a atenção do exército que começa a ocupar o local. Paralelo a isso Joe Lamb e Alice começam a se relacionar enquanto tentam lidar com os problemas familiares que estão vivendo.

 

Godzilla (2014)

Nesse reboot do clássico de 54, vemos o monstro ser honrado em uma trama onde acompanhamos o soldado Ford Brody (Aaron Taylor-Johnson) que ao reencontrar seu pai Joe Brody (Bryan Cranston), descobre a verdade por trás do acidente que matou sua mãe e a relação do governo com o monstro gigante Godzilla que acaba de despertar.

 

O Nevoeiro (2007)

Nesse icônico, tenebroso e avassalador filme de Frank Darabont, que tem dividido seu tempo entre os gêneros de monstro, sobrevivência e drama, acompanhamos uma intensa tempestade que devasta a cidade de Maine, enquanto a família de David Drayton (Thomas Jane) acaba refugiada em um supermercado diante de um estranho nevoeiro acompanhado por um monstro disforme gigantesco que os impede de sair do local, com isso uma luta por sobrevivência e sanidade começa a se instalar entre os habitantes da cidade.

 

King Kong (1933)

Esse filme redefiniu o gênero de aventura. Na história um cineasta (Robert Armstrong) determinado a produzir um grande sucesso parte em um navio para a ilha da Caveira com uma atriz desempregada (Fay Wray), lá ela é capturada por nativos e oferecida ao Kong um macaco gigante que habita o local, agora a equipe do cinegrafista deverá enfrentar os perigos da ilha para resgata-la, que incluem além de Kong, dinossauros e insetos gigantes.

 

Godzilla (1954)

Na crítica e impactante produção que nos faz refletir sobre os efeitos da Segunda Guerra Mundial no Japão. Durante alguns testes nucleares feitos pelos americanos um réptil de 50 metros é revivido e começa a atacar Tóquio causando medo e desespero na população, esse filme se tornou um clássico e definiu um modelo a ser seguido em vários filmes do gênero que surgiram anos depois se provando uma influente obra do cinema japonês.

 

O Hospedeiro (2006)

A produção coreana de Joon-Ho Bong apesar de conter uma criatura de menor porte se encaixa no gênero devido aos elementos da história, aqui o diretor desenvolve uma inusitada mistura de humor, drama familiar, crítica social, terror e um pouco de aventura. O filme começa após um lixo tóxico de uma base militar ser despejado no rio Han na Coréia do Sul, em seguida um monstro surge em Seul na beira do rio, o que balançará as estruturas de uma família disfuncional que vive na região, formada pelo pai Hie-bong (Byeon Hie-bong), seu filho de 40 anos Kang-du (Song-Kang-ho), seu filho caçula desempregado Nam-il (Hae-il Park), sua filha arqueira Nam-ju (Du-na Bae) e a sua neta Hyun-seo (Ko Ah-sung) filha de Kang-du da qual eles cuidam, a família agora viverá uma aventura e enfrentarão seus medos para salvarem a pequena órfã que é levada pelo monstro.

 

Mothra – A Deusa Selvagem (1961)

Muito antes do embate entre Godzilla e Mothra em “Mothra vs Godzilla” de 1964, a famosa mariposa gigante estrelou um filme solo. Uma expedição guiada pelo milionário Clark Nelson (Jerry Itou) segue para uma ilha afetada por radiação devido a histórias de sobreviventes de um naufrágio terem sido auxiliados por nativos, ao chegar encontram cavernas com inscrições, plantas mutantes e duas minúsculas gêmeas (Yumi Itou e Emi Itou) ambas dotadas de habilidades místicas. Nelson decide tirá-las da ilha e enriquecer as suas custas com um show na Broadway, Mothra então sai da ilha e parte para a cidade visando resgatá-las causando caos e destruição por onde passa.

 

Kong – A Ilha da Caveira (2017)

O novo filme de 2017 reinventou e expandiu a franquia em uma aventura que que narra a história de William “Bill” Randa (John Goodman) e Houston Brooks (Corey Hawkins) que após formarem uma equipe de cientistas escoltados por militares regressos do Vietnã partem para a misteriosa Ilha da Caveira ao lado do Tenente Coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), da fotógrafa e jornalista de guerra Mason Weaver (Brie Larson), do rastreador e ex-Capitão de Guerra James Conrad (Tom Hiddleston) e do Major Jack Chapman (Toby Kebbell) lá no entanto acabam confrontando com o grande Kong e se separando em dois grupos, um guiado pela vingança e outro que segue rumo à sobrevivência nesse território recheado de nativos e criaturas peculiares.

 

Cloverfield (2008)

Muito antes de J.J Abrams fazer “Super 8” ele esteve por trás de outra produção de monstro ao lado do diretor Matt Reeves, na trama vemos gravações de um cartão SD do incidente “Cloverfield” a partir daí vemos Rob Hawkins (Michael Stahl-David) que irá se mudar de Nova York para Japão participar de sua festa de despedida que acabará sendo interrompida pelo caos provocado pelo gigantesco monstro atacando a cidade, e agora Rob e seus amigos precisarão sobreviver a todo custo.

 

Círculo de Fogo (2013)

O épico filme de Guillermo leva a clássica batalha de robôs contra monstros gigantes do gênero japonês a um novo patamar recheado de referências a cultura pop japonesa. Depois de imensos seres denominados como Kaijus emergirem de uma fenda dimensional os seres humanos desenvolvem robôs gigantes para combatê-los chamados Jaegers, no entanto após um tempo eles começam a perder, agora a esperança do mundo reside em um Jaeger obsoleto que será comandado por um velho piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).

SHARE
Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta, fotógrafo, desenhista e autor na Cine Mundo, além de um cinéfilo fã de Quentin Tarantino, J.J. Abrams, Neil Gaiman, viciado em séries e leitor de quadrinhos/mangás.