[Top 5] Atores e Atrizes esteriotipados

large (89)

Tentando definir a concepção de esteriótipo irei começar o texto declarando que entraram para a lista atores e atrizes de cinema que ficaram conhecidos por um determinado papel e acabaram não conseguido fazer mais nada além disso, ou artistas que acabam fazendo o mesmo tipo de personagens em todos, ou maioria de seus filmes, portanto estabelece-se aqui o conceito de estereótipo como algo, um conjunto de características que caracterizou-se como padrão para um determinado artista.

Falta de talento? Falta de ambição? O que faz alguns artistas de prenderem a um tipo de personagem e não conseguirem ou ao menos tentarem sair dele?

1. Jhonny Depp

tumblr_lmutj9h0AT1ql05vgo1_500

Este é um ator que até pouco tempo atrás era chamado de camaleão pelos papéis completamente distintos uns dos outros, entretanto hoje a opinião dos fãs de cinema a respeito do ator diverge com relação a esse quesito.

Alguns o defendem declarando seu talento artístico e versatilidade, outros acreditam que ele se esconde por trás de personagens muito maquiados, pois sem esse artificio de uma caracterização mais complexa não conseguiria desempenhar um papel marcante (cof cof O Turista).

É engraçado observar esta transformação e perceber que o que antes era considerada uma qualidade, agora se volta ao ator que já se reinventou tanto dentro de seus trabalhos que este acabou se tornando seu estereótipo.

2. Zac Efron

tumblr_mg6rx5YPNK1s2yvlxo1_500

Certo que o ator é jovem e ainda tem uma carreia a ser construída, mas é notável que a presença de Troy Bolton, personagem que ele interpretou na trilogia infanto-juvenil High School Musical o persegue onde quer que vá. Zac não teve grandes oportunidades de mostrar seu talento artístico, todavia dentro dos filmes que optou por participar demonstrou seu esforço em sair daquela imagem de ídolo teen. Seu filme mais recente foi “Vizinhos” no qual ele interpreta um estudante universitário e dentro daquilo que o papel permite entrega um personagem convincente.

Eu particularmente, acredito que haverá um crescimento maior do ator dentro do cenário cinematográfico, mas para isso ele precisará de maturidade e inteligência na hora de escolher seus trabalhos e fugir de comédias esquecíveis e romances água com açúcar, claro se objetivo dele na carreira for ser respeitado na indústria, afinal se a ideia for só ganhar muito dinheiro ele já está no caminho certo.

3. Daniel Radcliffe

34454-daniel-radcliffe-7-620x0-1

Na verdade, eu poderia citar os três protagonistas da saga Harry Potter, mas escolhi Har… quer dizer, Daniel, pois acredito que sua tarefa é ligeiramente mais complicada do que a dos outros dois. Emma Watson, talvez a mais carismática dos três é a que está se afastando de Hermione de forma mais rápida e efetiva do que os seus dois companheiros de jornada.

O caso de Daniel é parecido com o do ator Zac Efron, apenas em proporções maiores, afinal a saga Harry Potter durou bem mais tempo do que os singelos filmes de High School Musical que foram feitos para televisão (com exceção do terceiro).

Ainda quando assumia o papel de Harry nas telonas, Daniel já demonstrava preocupação em se desvincular do personagem quando fez uma peça para adultos onde aparecia completamente nu, o ator vem realizando trabalhos que focam em um público diferente daquele carregado pela saga, em “Kill Your Darlings” (ou Versos de Um Crime) interpretou um poeta homossexual e está pronto para estrelar o estranho “Horns”, mas ainda sim carrega a imagem do bruxo que precisava destruir Você-sabe-quem e sair disso não será uma tarefa fácil, porém o rapaz é jovem e tem muitos trabalhos pela frente, uma legião de fãs e bastante talento.

4. Scarlett Johansson

0Dlk3

Scarlett sofre o que eu acredito afeta a maior parte das mulheres bonitas da indústria cinematográfica, ela é reconhecida como símbolo sexual e dentro de seus filmes, por mais que não seja o objetivo, acaba sempre de alguma maneira sendo mostrada dessa forma.

Eu acredito que ela ainda não conseguiu, não por falta de talento, sair dessa caixinha de “só mais uma mulher gostosa” e passar a ser vista como uma atriz talentosa, que por acaso também é gostosa.

Talvez falte um grande papel, ou uma grande cena que a exponha artifícios estéticos e a permita provar que não comum, tanto não é que entre suas atuações a minha favorita é Samatha no filme “Ela” de Spike Jonze, onde ela consegue nos fazer apaixonar sem mostrar seu rosto ou seu corpo, e conquista o espectador apenas com seu trabalho de voz primoroso.

Recentemente ela protagonizou o intrigante “Sob a Pele” onde interpreta uma alienígena que usa sua sexualidade para atrair os homens e se alimentar deles, no filme ela aparece completamente nua o que desaprovei de inicio, pelos motivos já expostos, mas assistindo o filme percebi que a própria havia sido usada como instrumento na crítica do filme feita a essa objetificação do corpo feminino, inclusive a imagem dela nua aumentou o numero de pessoas que foram assistir “Sob a Pele” para diante da tela essas pessoas perceberem a futilidade e superficialidade dessa postura.

Estamos no aguardo do filme “Lucy” protagonizado por ela que irá estrear no Brasil dia 28 de agosto de 2014, e podemos esperar vê-la interpretando a Viúva Negra em 2016.

5. Adam Sandler

haha-shut-up

Ator que já foi rei de grandes comédias-pastelão que são muito queridas pelo público, hoje se mostra um ator preguiçoso decidido a reproduzir tudo que já fez na carreira acreditando que isso basta para continuar sendo “o cara engraçado”.

Sandler se transformou – ou sempre foi – no núcleo dos personagens que interpretou que mais parecem uma extensão  dele mesmo, faça o teste, escolha dois filmes famosos do ator e troque os personagens que ele interpretou, de um filme para o outro. Mudou alguma coisa? Pois é. Estereótipo.

Menções Honrosas: Jennifer Aniston e suas ramificações de “Rachels” em suas comédias românticas; Nicolas Cage e seu rosto inexpressivo sendo sempre ele mesmo em filmes ruins. O que vocês acham? Esqueci alguém?

SHARE
Avatar
Estudante de psicologia, cinéfila entusiasta, seriadora e leitora. Dona da página "Curiosos por Filmes" no Facebook. Séries favoritas: Criminal Minds, Chuck, Friends e One Tree Hill. Os filmes favoritos são mais difíceis de escolher...